Qual o dia do combate ao trabalho infantil?
Índice
- Qual o dia do combate ao trabalho infantil?
- Quais são as formas de trabalho infantil mais comuns no meio urbano?
- Quais são consideradas as piores formas de trabalho infantil?
- Qual a região que mais sofre com o trabalho infantil?
- Como mitigar a exploração do Trabalho Infantil?
- Qual a meta do Brasil para acabar com o trabalho infantil?
- Quais são as melhores formas de trabalho infantil?

Qual o dia do combate ao trabalho infantil?
12 de junho O dia 12 de junho é o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil. Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes.
Quais são as formas de trabalho infantil mais comuns no meio urbano?
venda e tráfico de crianças, sujeição por dívida, servidão, trabalho forçado ou compulsório (inclusive recrutamento forçado ou obrigatório de crianças para serem utilizadas em conflitos armados);
Quais são consideradas as piores formas de trabalho infantil?
Ainda mais grave pelos riscos à saúde e segurança das crianças é o trabalho nas piores formas, tais como: Trabalho Infantil Doméstico, na coleta, na seleção e beneficiamento de lixo, em cemitérios, em carvoarias, em atividades ilícitas, em esgotos.
Qual a região que mais sofre com o trabalho infantil?
- Segundo pesquisa do PNAD Contínua, as crianças da região nordeste são as que mais sofrem com o trabalho infantil, com cerca de 79 mil crianças nessa realidade. O nordeste é seguido da região norte (47 mil), da sudeste (31 mil), da sul (22 mil) e da centro-oeste (12 mil).
Como mitigar a exploração do Trabalho Infantil?
- Desde mitigar definitivamente a realidade da exploração do trabalho infantil, até resolver os prejuízos causados pelas atividades domésticas e remuneradas precocemente. Infelizmente, estes são dilemas e retrocessos que impactam todo o país no âmbito social e econômico.
Qual a meta do Brasil para acabar com o trabalho infantil?
- O Brasil estabeleceu como meta acabar com este problema até 2025. Em 2016 havia 2,39 milhões de crianças em atividades laborais. O plano parte do reconhecimento de que o trabalho infantil e sua exploração persistem no país, gerando violações de direitos de crianças e adolescentes envolvidas nessas atividades.
Quais são as melhores formas de trabalho infantil?
- Contudo, há trabalhos que apenas pessoas maiores de 18 anos podem fazer, como os que oferecem perigo, são insalubres, noturnos ou estão na lista TIP (Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil).