Como lidar com a impulsividade?
Índice
- Como lidar com a impulsividade?
- Como controlar o impulso de raiva?
- O que é um comportamento impulsivo?
- O que leva uma pessoa ser impulsiva?
- Posso dizer que sou uma pessoa impulsiva?
- Por que a impulsividade se manifesta?
- Como o impulsivo afeta a sua vida e a dos outros?
- Como funciona o ciclo da impulsividade?

Como lidar com a impulsividade?
Se a impulsividade está presente na estrutura de personalidade a psicoterapia pode ser a melhor escolha. A impulsividade na reação aguda ao estresse é transitória, mas pode causar consequências danosas. Portanto, o autoconhecimento e o controle emocional são necessários para administrar as reações frente aos estímulos.
Como controlar o impulso de raiva?
No adulto, uma das formas mais eficazes de evitar ter um surto de raiva consiste em se concentrar na respiração. Assim, pode-se contar até 10 e, durante esses segundos, aproveitar para refletir e tentar pensar no problema de outra forma, evitando partir imediatamente para a agressividade.
O que é um comportamento impulsivo?
De modo geral, pessoas com comportamento impulsivo possuem humor instável e imprevisível, tendência a acessos de raiva, temperamento conflituoso, imediatismo e dificuldades nos relacionamentos afetivos. Elas falam sem pensar e tomam decisões precipitadas constantemente.
O que leva uma pessoa ser impulsiva?
O comportamento impulsivo pode ser estimulado através de intromissões sociais, como: causar confusões, interromper excessivamente os outros, provocações, tomada de decisões precipitadas, que em sua maioria podem ter implicações agravantes.
Posso dizer que sou uma pessoa impulsiva?
- Ouço frequentemente em terapia a expressão “Sou uma pessoa muito impulsiva”, quase sempre num tom queixoso. A generalidade das pessoas é capaz de reconhecer que os comportamentos impulsivos acarretam mais riscos, menor discernimento e maior probabilidade de arrependimento.
Por que a impulsividade se manifesta?
- A Psicologia ainda associa que a impulsividade e a forma que esta se manifesta depende exclusivamente do indivíduo. Isso porque nem toda pessoa impulsiva chega ao ponto de fazer alguma ação. Com isso, alguém pode sentir o impulso em fazer algo, mas parar e não reagir. Por que algumas pessoas são assim?
Como o impulsivo afeta a sua vida e a dos outros?
- Esse é o exemplo claro de como a sua vida e a dos demais podem ser afetadas por sua irresponsabilidade. Basicamente, o impulsivo é aquele que se entrega aos instintos sem receio algum. Em sua mente, nada do que faz afeta negativamente a sua vida e a dos outros.
Como funciona o ciclo da impulsividade?
- Geralmente, o ciclo da impulsividade se dá da seguinte forma: agir sem pensar, se deparar com as consequências e se arrepender. Desse modo, é bastante comum que um indivíduo impulsivo enfrente, após agir, os julgamentos de sua própria consciência.