Quais são as três principais características do TDAH?
Índice
- Quais são as três principais características do TDAH?
- Qual é a causa do TDAH?
- O que caracteriza o TDAH?
- Quais são as características do TDAH relativas a desatenção e a hiperatividade?
- Como se reconhecem as pessoas que apresentam o TDAH sem a hiperatividade?
- Quais são os níveis do TDAH?
- Quem não conhece o que é TDAH?
- Qual a avaliação necessária para o tratamento do TDAH?
- Será que uma criança com TDAH é problemática?
- Como ocorre o TDAH na maioria das culturas?

Quais são as três principais características do TDAH?
Basicamente, o TDAH é um transtorno neurobiológico que tem como principais características falta de atenção, agitação e impulsividade. Surge na infância e em muitos casos acompanha o indivíduo na vida adulta.
Qual é a causa do TDAH?
De acordo com a Associação Brasileira do Deficit de Atenção, estudos já relacionaram o TDAH com causas hereditárias, substâncias ingeridas na gravidez, sofrimento fetal, exposição ao chumbo, entre outros fatores.
O que caracteriza o TDAH?
É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
Quais são as características do TDAH relativas a desatenção e a hiperatividade?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
Como se reconhecem as pessoas que apresentam o TDAH sem a hiperatividade?
De fato, quando o TDA – Déficit de Atenção ocorre sem a Hiperatividade, é bem provável ser acompanhado por lentificação (dificuldade em fazer as coisas em velocidade normal), que pode chegar a ser bem intensa. Por isto é essencial explorar bem este tópico no momento do diagnóstico.
Quais são os níveis do TDAH?
Diante desses sintomas, o TDAH pode ser dividido em três subcategorias: predominantemente desatento, predominantemente hiperativo/impulsivo ou combinado, onde a criança preenche ambos os critérios. Além disso, também é possível classificar o transtorno em diferentes graus: leve, moderado ou grave.
Quem não conhece o que é TDAH?
- Quem não conhece o impacto que o TDAH causa na vida do paciente e de seus parentes, acaba por acreditar que a hiperatividade é falta de educação ou que a desatenção é resultado de uma pessoa desinteressada propositalmente. É preciso mudar esta visão e perceber que a situação é mais séria do que parece. Relembrando: o que é TDAH?
Qual a avaliação necessária para o tratamento do TDAH?
- Avaliações com psicólogo, fonoaudiólogo, psicomotricista, otorrinolaringologista, oftalmologista, e outros, podem ser necessárias, conforme a demanda de cada caso. Os psicoestimulantes são o padrão-ouro no tratamento do TDAH até os dias atuais.
Será que uma criança com TDAH é problemática?
- Compreender que uma criança com TDAH não é problemática, mas tem uma condição especial, ajudará você a concentrar as suas estratégias de uma maneira mais bem-sucedida. Ter um filho com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) pode ser um desafio diário, com momentos de frustração e muito estresse.
Como ocorre o TDAH na maioria das culturas?
- O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade) ocorre em um número considerável de pessoas ao redor do mundo. Estudos do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013) apontam a incidência do distúrbio na maioria das culturas.