Como é chamado o método de radiografia do tórax criado pelo médico brasileiro Manuel de?
Índice
- Como é chamado o método de radiografia do tórax criado pelo médico brasileiro Manuel de?
- Para que serve a radiografia do tórax?
- O que motivou a invenção da abreugrafia?
- Quais são as incidências utilizadas na radiografia do tórax?
- Como fazer uma revisão da radiografia simples do tórax?
- Como é feita a tomografia do tórax?
- Qual a seta da radiografia de tórax?
Como é chamado o método de radiografia do tórax criado pelo médico brasileiro Manuel de?
O processo foi chamado de radiografia indireta do tórax. Em 1939, durante o I Congresso Brasileiro de Tuberculose, a descoberta torna oficial o nome "abreugrafia" que foi aprovado depois pela União Internacional contra a Tuberculose.
Para que serve a radiografia do tórax?
O exame procura fraturas nos ossos e também ajuda a identificar males como a pneumonia, por meio do raio-x de tórax. Mas há outras indicações, como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, e do comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.
O que motivou a invenção da abreugrafia?
A data foi criada em homenagem ao nascimento do médico brasileiro Manoel Dias de Abreu, que descobriu um método de diagnosticar precocemente a tuberculose. Ele se formou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e mudou-se com a família para a França a fim de aperfeiçoar os estudos.
Quais são as incidências utilizadas na radiografia do tórax?
- 2 – Incidências utilizadas na radiografia do tórax 2.1 – Póstero-anterior (PA) Esta é a incidência mais utilizada na radiografia simples do tórax. Como os raios X são divergentes, para que as estruturas não sofram uma magnificação excessiva, é necessária uma distância mínima para a sua realização, da ordem de 1,50 m.
Como fazer uma revisão da radiografia simples do tórax?
- Apesar de ser um exame comum, não é raro nos depararmos com radiografias de tórax realizadas com técnica inadequada ou com incidências insuficientes. O objetivo desta revisão é abordar as incidências empregadas, além dos aspectos técnicos e da sistematização da análise da radiografia simples do tórax.
Como é feita a tomografia do tórax?
- Alterações congênitas (de nascimento). Recentemente, a tomografia de tórax foi aprovada para o rastreamento do câncer de pulmão em pacientes assintomáticos com histórico de tabagismo significativo. A angiotomografia do tórax (AngioTC do tórax) é feita com o uso do contraste iodado para avaliar os vasos (artérias ou veias).
Qual a seta da radiografia de tórax?
- Figura 8 - a) Radiografia de tórax em AP mostrando pneumomediastino e enfisema subcutâneo, como áreas lineares radioluscentes subcutâneas e centrais no tórax. b) Radiografia de tórax PA demonstra pneumotórax à direita. A seta indica a posição da pleura visceral. CONGESTÃO PULMONAR