Quais os sintomas de varizes pélvicas?
Quais os sintomas de varizes pélvicas?
Os sintomas das varizes pélvicas costumam variar a cada paciente, no entanto, os mais comuns são:
- dor abdominal crônica e na região pélvica;
- dor durante e após o contato íntimo;
- varizes visíveis nas coxas, nádegas ou vagina;
- sensação de peso na região íntima;
- incontinência urinária;
Como fazer o diagnóstico das varizes pélvicas?
- Normalmente, o ginecologista faz o diagnóstico das varizes pélvicas através de exames como ultrassom com doppler, tomografia abdominal ou pélvica e angiorressonância, por exemplo. As varizes pélvicas são perigosas?
Quais são as alternativas para a varizes pélvicas?
- Como alternativas terapêuticas, destaca Abrão, existem tratamentos clínicos, às vezes com medicações que são usadas para varizes e que podem eventualmente ser usadas para varizes pélvicas também. “A reposta, porém, nem sempre é muito boa, depende de cada caso”, comenta. “A paciente pode ainda utilizar medicações analgésicas para aliviar a dor.
Por que as varizes podem aparecer na pelve?
- Há casos em que as varizes pélvicas aparecem na fase reprodutiva, causadas por fatores hormonais ligados à gestação. Abrão explica que a paciente pode ser assintomática ou pode ter dor. “E este sintoma pode ser importante, ou seja, uma dor em peso na pelve”, diz. Dessa forma, quando há sintomas, podem ocorrer:
Posso ter varizes pélvicas durante a gravidez?
- Além disso, os hormônios produzidos durante a gravidez também dilatam todas as veias do corpo da mulher. Dependendo da idade da mulher, o risco de ter varizes pélvicas pode variar, pois em mulheres mais velhas as paredes das veias são mais frágeis e menos elásticas, tendo mais dificuldade para voltar ao que eram anteriormente.