Como eliminar o excesso de ferro do organismo?
Como eliminar o excesso de ferro do organismo?
A flebotomia, também chamada de sangria terapêutica, consiste em retirar entre 4 ml de sangue do paciente, ajudando a reduzir também a quantidade de ferro no organismo. O procedimento é simples e feito como se fosse uma doação de sangue e a quantidade de líquidos retirada é reposta na forma de soro fisiológico.
Quem tem ferritina alta o que comer?
Como você pode ver, a quantidade de ferro nos alimentos de origem animal é bem maior e, além disso, a absorção do ferro heme ótima. Portanto, não limite seu consumo de feijões e verduras ou legumes e, sim, limite seu consumo de carne vermelha e de frutas ou sucos de fruta cítricos com as refeições.
Como diminuir os níveis de ferritina?
- Para diminuir os níveis de ferritina, existem certas opções de tratamento. Primeiro, tente reduzir o consumo de alimentos muito ricos em ferro,como o espinafre, fígado de boi ou carne vermelha. Além disso, geralmente é recomendado ingerir quelatos.
Como evitar o excesso de ferritina?
- Se você consome esse tipo de carne regularmente, evite comê-la com alimentos que contêm a vitamina C e o betacaroteno, que aumentam a absorção do ferro. Talvez não seja uma boa ideia tomar um caldo de carne bem farto com batata e cenoura se você estiver tentando reduzir o excesso de ferritina.
Como fazer o exame da ferritina?
- Saiba mais sobre o exame da Ferritina. Em casos de hemacromatose, histórico familiar de excesso de ferro no sangue ou alcoolismo, por exemplo, é importante realizar acompanhamento periódico dos níveis de ferro sangue e, assim, evitar complicações.
Por que a ferritina é armazenada?
- São células nas quais a ferritina também é armazenada. Não podemos nos esquecer de que apresentar ferritina alta também depende de fatores genéticos. De fato, existe uma doença herdada, chamada de hemocromatose, que é precisamente o fato de haver um acúmulo excessivo de ferro.