O que fazer quando a sonda entupir?
Índice
- O que fazer quando a sonda entupir?
- O que fazer para desobstruir uma sonda nasoenteral?
- O que fazer quando uma sonda Nasogastrica entope?
- Como desobstruir uma sonda alimentar?
- Como fazer a limpeza da sonda Nasogastrica?
- Quando a sonda saiu do lugar?
- Como desobstruir a sonda vesical de demora?
- Como lavar equipo de sonda?
- Quais são os sinais de obstrução da sonda nasoenteral?
- Como fazer a troca da sonda?
- Como faço para confirmar a localização da sonda?
- Qual a sonda utilizada para drenagem?
O que fazer quando a sonda entupir?
Em caso de obstrução (entupimento), rachadura, furo, perda ou saída parcial da sonda, o cuidador deverá comunicar o SAD ou outro serviço que lhe for indicado, guardando a sonda, lavada com água e sabão e seu guia metálico, para que o enfermeiro verifique se podem ser reaproveitados.
O que fazer para desobstruir uma sonda nasoenteral?
Em caso de desobstrução da SNE não há consenso na literatura em relação a melhor opção de tratamento, encontra-se a possibilidade de utilização de água morna a 37ºC ou em temperatura ambiente, uso de bicarbonato e enzimas pancreáticas.
O que fazer quando uma sonda Nasogastrica entope?
O que fazer quando houver obstrução da sonda nasoenteral? – Comunicar a equipe responsável e verificar a possibilidade de tentar a desobstrução utilizando água sob pressão, água morna, pastilha de vitamina C ou solução de bicarbonato.
Como desobstruir uma sonda alimentar?
como desentope a sonda? A forma de se tentar desobstruir a sonda é tentando injetar água (com temperatura de morna para quente) pela via obstruída!
Como fazer a limpeza da sonda Nasogastrica?
Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.
Quando a sonda saiu do lugar?
Com a saída do cateter para alimentação em 48 a 72 horas o orifício se fechará o que pode dificultar o posicionamento de novo cateter e a impossibilidade de alimentar o paciente caso não haja outra via. Não existe risco de vida com a perda inadvertida ou retirada programada.
Como desobstruir a sonda vesical de demora?
Desobstrução de sonda vesical.
- Confirme o paciente e o procedimento a ser realizado;
- Reúna o material e leve ao quarto do paciente;
- Explique o procedimento ao paciente / acompanhante;
- Posicione o biombo e feche a porta do quarto;
- Higienize as mãos;
- Calce as luvas de procedimento;
- Posicione o paciente em decúbito dorsal;
Como lavar equipo de sonda?
Higienização de frasco, equipo e seringa Para fazer essa higienização, recomendamos utilizar o hipoclorito de sódio da seguinte forma: Em uma vasilha com 500ml de água fervida e fria, pingue 15 gotas da solução. Coloque os materiais dentro por 20 minutos. Após isso, não é preciso enxague, pois a solução evapora.
Quais são os sinais de obstrução da sonda nasoenteral?
- Entre as complicações mecânicas mais comuns, a obstrução pode ocorrer devido a lavagem incorreta da sonda após a infusão de fórmula nutricional e medicamentos, dobramento e nó na sonda, ou mesmo uso de dietas com densidade calórica de 2,0kcal/ml, com alta viscosidade ou ricas em fibras. Quais são os sinais de obstrução da sonda nasoenteral?
Como fazer a troca da sonda?
- 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações. Isso evita a obstrução dessa sonda; 7- Realizar a troca do equipo de dieta ou água a cada 24 horas, identificando com data e turno dessa troca; 8- Em caso de suspensão da dieta enteral, exceto em parada cardiorrespiratória, lavar a sonda com 20 ml de água;
Como faço para confirmar a localização da sonda?
- 25- Encaminhar o paciente para controle radiológico; 26- Após confirmar a localização da sonda pela radiografia, iniciar a nutrição/medicação. 25-Confirmar o posicionamento da sonda; 26-Prevenir iatrogenias decorrentes da incorreta localização da sonda.
Qual a sonda utilizada para drenagem?
- Essa sonda,produzida em poliuretano, possui uma via gástrica utilizada para drenagem, comcalibre de 16 Fr e comprimento de 95cm, e uma via jejunal utilizada paranutrir, com calibre de 9 Fr e comprimento de 1cm.