adplus-dvertising

Como tirar o síndico do meu prédio?

Índice

Como tirar o síndico do meu prédio?

Como tirar o síndico do meu prédio?

Pelo artigo 1349 do novo Código Civil, os moradores precisam de uma razão para destituir o síndico. Diz a lei: A assembléia, (...), poderá, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, destituir o síndico que praticar irregularidades, não prestar contas, ou não administrar convenientemente o condomínio.

Quais os motivos para destituir o síndico?

Má gestão, falta de transparência ou não agir conforme o interesse coletivo são os principais motivos que levam à destituição de síndico. A medida é um direito legal dos moradores de condomínios.

Como destituir um síndico sem assembleia?

Não há como destituir o síndico sem que ele se explique. Outra prática que deve ocorrer na reunião é apresentar as provas concretas que fundamentam o pedido. O artigo do Código Civil, ao falar de “irregularidades” e “não administrar convenientemente o condomínio” pode deixar margem à subjetividade.

Como destituir um síndico profissional?

Para que a destituição de qualquer síndico ocorra seja ele morador ou profissional é necessário que seja convocada uma Assembleia em que a maioria simples aprove a decisão.

Pode fazer abaixo assinado para tirar síndico?

Abaixo-assinado para destituição de síndico De acordo com o artigo 1.355 do Novo Código Civil, reuniões de assembleia podem ser convocadas por um quarto dos condôminos. Logo, o abaixo-assinado pode funcionar como um pedido de convocação de assembleia para discussão e votação do tema.

Como trocar o síndico do condomínio?

Estando o síndico "apto" a destituição, deve ser convocada uma assembleia onde conste na pauta a destituição do atual síndico e a eleição de novo síndico. A convocação deve ser assinada por 1/4 dos condôminos. O edital deve ser enviado a todos os condôminos, inclusive ao síndico.

Qual o procedimento legal para destituição do síndico haja vista que a Convenção não prevê tal situação?

Para a destituição do síndico do condomínio exige-se apenas o quórum da maioria absoluta dos condôminos presentes na assembleia geral extraordinária e não a maioria de todos os condôminos.

Quando o síndico não resolve o problema?

A primeira providência para tentar resolver problemas com o síndico é fazer a devida anotação no livro de ocorrências, que deve ser assinado de um “ciente” pelo responsável. Se não houver resposta satisfatória, procure o Conselho Fiscal, que conforme o próprio nome diz, dará ao reclamante um “conselho” do que fazer.

Como solicitar a troca de síndico?

Estando o síndico "apto" a destituição, deve ser convocada uma assembleia onde conste na pauta a destituição do atual síndico e a eleição de novo síndico. A convocação deve ser assinada por 1/4 dos condôminos. O edital deve ser enviado a todos os condôminos, inclusive ao síndico.

Quais são os motivos para a destituição do síndico?

  • Os motivos plausíveis para a destituição de síndico são descritos no Art. 1349. Da mesma maneira, descumprir os deveres do síndico descritos no Art. 1348 do Código Civil, bem como o Art. 22 da Lei 4.591/64 também é premissa para convocar a demissão do síndico. Para simplificar, montamos uma lista com motivações justas para a retirada do síndico:

Como destituir o Síndico Profissional?

  • Destituição do Síndico profissional. Para destituir o síndico profissional do seu cargo, a prática é um pouco diferente. Geralmente, quando o conselho ou moradores não estão mais satisfeitos com os serviços prestados, é possível pedir uma carta de renúncia para o gestor.

Como avaliar se o síndico deve ser destituído?

  • A questão não é apenas avaliar se o síndico deve ou não ser destituído, mas também a forma como foi conduzida a destituição.” Conforme João Paulo, se por um lado o Código Civil favoreceu as destituições diminuindo o quórum, por outro enrijeceu, já que exige motivação para tal ato.

Como destituir o síndico de forma correta?

  • Como destituir o síndico de forma correta? O conteúdo da convocação também se destinará a ele. Por esse motivo, é importante que, no documento, conste na pauta os motivos pelos quais o síndico está sendo cobrado. É uma forma de transparência, e também dá a ele a oportunidade de preparar sua defesa. Ele pode, inclusive, renunciar ao cargo. 2.

Postagens relacionadas: