O que vem a ser o mal das gengivas?
Índice
- O que vem a ser o mal das gengivas?
- Como fica a boca com gengivite?
- Qual o nome da bactéria que causa a gengivite?
- Quais as consequências da gengivite?
- O que é bom para gengiva inflamada remédio caseiro?
- O que é o escorbuto e por que ele ocorre?
- Como eliminar bactérias na gengiva?
- O que significa ter bactérias na gengiva?
- Quais são os sintomas da gengivite?
- Como se prevenir a gengivite?
- Por que o gengivite aparece em adolescentes?
- Será que você está com gengivite?
O que vem a ser o mal das gengivas?
Cerca de 3 em cada 4 pessoas sofrem de alguma forma de “doença das gengivas”. A designação correta é “Doença Periodontal”, ou seja, do periodonto, que são os tecidos que envolvem e suportam os dentes (gengivas, osso e ligamento periodontal).
Como fica a boca com gengivite?
A gengivite é uma inflamação nas gengivas provocada, na enorme maioria dos casos, por uma limpeza bucal inadequada. Entre outros sintomas, a doença causa vermelhidão, sangramento e mau hálito.
Qual o nome da bactéria que causa a gengivite?
Neal R. Chamberlain, da A.T. Still University, é causada pela bactéria Streptococcus mutans. Diversas bactérias causam gengivite ― o termo médico para o primeiro estágio da doença periodontal; quando se instalam no sulco gengival (na margem gengival e abaixo dela), essas bactérias produzem toxinas.
Quais as consequências da gengivite?
Quais são os riscos da gengivite para a saúde bucal? Assim como acontece com outras doença bucais, a gengivite não tratada pode causar riscos maiores para a sua saúde bucal. “Casos mais severos de periodontite, e, em casos extremos e bem avançados, gerar até a perda do dente”, alerta o odontologista.
O que é bom para gengiva inflamada remédio caseiro?
Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:
- Adicione 1/2 a 3/4 colher de chá de sal a um copo de água morna e misture bem;
- Faça um bochecho com a solução na boca por até 30 segundos;
- Cuspa a solução;
- Repita duas a três vezes por dia.
O que é o escorbuto e por que ele ocorre?
O escorbuto é uma doença atualmente rara, causada pela falta grave de vitamina C que manifesta-se através de sintomas como o sangramento fácil da gengiva ao escovar os dentes e difícil cicatrização, sendo o tratamento feito com a suplementação de vitamina C, que deve ser indicada pelo médico ou nutricionista.
Como eliminar bactérias na gengiva?
Passe o fio dental ou use escovas interdentais para remover a placa bacteriana das áreas de difícil acesso, como, por exemplo, entre os dentes. Use uma escova de dentes manual ou elétrica com cabeça pequena e cerdas arrendondadas suaves e não se esqueça de limpar ao redor da linha de gengiva.
O que significa ter bactérias na gengiva?
As doenças na gengiva podem ser causadas pelo desenvolvimento de placa bacteriana, que é uma película pegajosa que aparece continuamente nos dentes e na linha da gengiva. Uma vez que essa placa apresenta bactérias que liberam toxinas prejudiciais, quando não é removida, pode irritar a gengiva, causando inflamação.
Quais são os sintomas da gengivite?
- Os sintomas da gengivite incluem: Dentes que parecem mais longos do que realmente são porque a gengiva fica retraída; Mau hálito e gosto ruim na boca.
Como se prevenir a gengivite?
- A melhor forma de se prevenir a gengivite é mantendo uma boa higiene bucal, ou seja, com escovação completa de todos os dentes, língua, gengivas, paredes internas e céu da boca e, em seguida, com uso de fio dental e enxaguante bucal para eliminar as bactérias que possam ter escapado do alcance da escova de dente.
Por que o gengivite aparece em adolescentes?
- Gengivite costuma aparecer muito em adolescentes no início da puberdade, jovens no começo da idade adulta e em mulheres grávidas. Dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aparelhos mal encaixados ou mal limpas, como aparelhos e dentaduras, podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação.
Será que você está com gengivite?
- Gengivite é a inflamação da gengiva e um sintoma das primeiras fases da doença gengival. Se você está passando por esse problema, não está sozinho — de acordo com o CDC, mais de 47% dos adultos americanos apresentam algum estágio da doença gengival, incluindo gengivite. E a boa notícia? A gengivite é reversível por meio de boa higiene bucal.