adplus-dvertising

Como fazer para não deixar herança para os filhos?

Índice

Como fazer para não deixar herança para os filhos?

Como fazer para não deixar herança para os filhos?

A herança não é um direito líquido e certo. Quando um dos pais tem vontade explícita e não quer deixar nada para os filhos ou companheiros, pode registrar por escrito os motivos em seu testamento.

Como passar os bens para os filhos em vida?

Para fazer uma doação em vida é necessário comparecer em um cartório de notas munido da documentação do proprietário e dos documentos do imóvel. Ao realizar o processo de doação incidirão alguns custos do próprio cartório e o ITCMD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).

É possível que haja partilha da herança em vida?

Se você têm dúvidas se é possível fazer a divisão de bens em vida, já vamos te adiantar: sim, é possível! A herança é transmitida ao herdeiros após o óbito, mas muitas pessoas preferem se prevenir, ainda mais quando sabem que a partilha pode dar briga entre os herdeiros.

Pode passar herança para um filho só?

Segundo o Código Civil, metade do patrimônio de uma pessoa pode ser transmitida por testamento a quem o autor da herança desejar, mas os outros 50% devem ser repartidos igualmente entre os herdeiros necessários (que podem ser os filhos, os pais e o cônjuge ou companheiro).

Como se divide uma herança em vida?

A partilha em vida pressupõe que o ascendente transfira, por meio de escritura pública lavrada em um tabelionato de notas, a totalidade de seus bens aos herdeiros, reservando para si somente o usufruto relativo a determinados bens e/ou patrimônio suficiente para a sua subsistência.

Qual a porção dos bens da herança?

  • De acordo com o Código Civil, aqueles herdeiros têm direito a uma porção dos bens da herança, independentemente da vontade do testador. Esta parcela é a chamada legítima ou quota indisponível. Desta forma, o testador apenas pode dispor livremente da restante porção dos seus bens, designada de quota disponível.

Quem é indigno de receber uma herança?

  • À luz do Código Civil, são os seguintes os atos que tornam um filho indigno de receber uma herança: ter sido condenado como autor ou cúmplice de homicídio doloso, mesmo que não consumado, contra o autor da sucessão ou contra o seu cônjuge, descendente, ascendente, adotante ou adotado;

Será que o autor da herança não é herdeiro legítimo?

  • Como visto acima, se a doação de mais da metade dos bens do autor da herança fosse feita não a herdeiro legítimo [8], aí sim os herdeiros necessários sairiam prejudicados. Aos herdeiros necessários podem ser doados de maneira incondicional os 50% da parte disponível, que é justamente a metade sobre a qual o doador tem total liberdade.

Será que um homem pode doar a metade dos seus filhos?

  • Por exemplo, se um homem é solteiro, possuindo 2 filhos, poderá doar a um ou a ambos os 50% da parte disponível da maneira que bem entender, seja dando toda essa metade a somente um deles, seja doando-a com o percentual que quiser, mesmo que diferente, aos filhos ou até mesmo aos filhos e a terceira pessoa.

Postagens relacionadas: