Como deve ser a alimentação de uma pessoa acamada?

Como deve ser a alimentação de uma pessoa acamada?
A alimentação da pessoa acamada deve ser feita no mesmo horário em que a pessoa estava costumava a se alimentar, mas deve ser adaptada de acordo com os seus problemas de saúde. Para isso, deve-se questionar o médico ou o nutricionista sobre os alimentos que se deve dar preferência.
Quais os cuidados com o paciente acamado?
Cuidados com pacientes restritos ao leito
- Manter os lençóis sempre limpos e esticados,
- Realizar higiene corporal e íntima,
- Trocar fraldas regularmente,
- Mudar decúbito para evitar o surgimento de úlceras por pressão,
- Limpar constantemente a traqueostomia, em geral, a limpeza é feita por profissionais da área da saúde,
Qual a alimentação da pessoa idosa?
- A alimentação da pessoa idosa segue, de forma geral, os mesmos princípios da recomendada a todas as pessoas adultas. No entanto, é importante ampliar os cuidados quanto à quantidade e qualidade dos alimentos consumidos, devido à diminuição do metabolismo e da atividade física.
Como preparar uma alimentação saudável para idosos?
- Ter o cuidado em preparar uma alimentação saudável para idosos harmoniza as alterações em uma evolução positiva de envelhecimento. A alimentação da pessoa idosa segue, de forma geral, os mesmos princípios da recomendada a todas as pessoas adultas.
Como é possível melhorar a alimentação do idoso?
- A oferta dos alimentos deve ser feita com uma certa insistência até que uma quantidade considerável de comida seja ingerida, sempre respeitando o ritmo de cada pessoa (os idosos tendem a comer mais lentamente que os adultos). De que maneira é possível melhorar a alimentação do idoso que está acamado?
Por que a comida deve ser preparada para o idoso?
- É comum que na idade do idoso, mesmo para aquele que toma suplemento de cálcio, ferro, vitamina E e vitamina D, os ossos e dentes comecem a enfraquecer. Então o preparo do alimento precisa considerar essa fragilidade. A comida preparada para o idoso deve ser bem macia, fácil de mastigar e de engolir.