Qual o tratamento para pé torto?
Índice
- Qual o tratamento para pé torto?
- O que é pé torto posicional?
- Qual a posição mais comum do pé torto congênito?
- Como corrigir a pisada torta?
- Como corrigir pé para dentro?
- Como corrigir a pisada para dentro?
- Como tratar pés virado para dentro?
- Quais são os tipos de pé torto congênito?
- Quais são as causas do pé torto?
- Quando começar a corrigir os pés tortos?
- Como se trata o pé torto congênito?
Qual o tratamento para pé torto?
O pé torto posicional pode ser corrigido mediante imobilização das articulações com gesso e uso de fisioterapia para esticar o pé e o tornozelo. O tratamento precoce com imobilização é benéfico no caso do pé torto verdadeiro, mas cirurgia, frequentemente complexa, também é geralmente necessária.
O que é pé torto posicional?
O pé torto é uma alteração que pode ser diagnosticada logo após o parto ou antes do nascimento. Os pés ficam virados para dentro e para baixo (equinovaro). Quando é causado apenas pelo posicionamento dentro do útero (pé torto congênito postural), tende a ser flexível e melhorar espontaneamente.
Qual a posição mais comum do pé torto congênito?
Ao nascimento, observa-se que o pé se direciona para baixo e tem a parte da frente virada para dentro e para cima, apontando para a outra perna. (FIGURA 1). Também podemos perceber que a parte posterior da perna (panturrilha) é mais fina e o pé é um pouco menor. Apesar disso, o bebê não sente dor.
Como corrigir a pisada torta?
Depois que os exames constatarem que você tem pisada torta, é preciso identificar qual é o seu tipo (pronada ou supinada). Após isso, certamente o médico vai indicar o tratamento com sapatos específicos. A escolha do tipo de calçado deve priorizar o equilíbrio nos desvios, a proteção do pé e o conforto.
Como corrigir pé para dentro?
Na maioria dos casos, a situação evolui favoravelmente e resolver-se naturalmente, ao longo do tempo....O que fazer para ajudar?
- Andar na areia (praia);
- Pedalar no triciclo / bicicleta;
- Sentar à “chinês” (com as pernas cruzadas à frente para evitar a rotação interna das coxas).
Como corrigir a pisada para dentro?
A Melhor Solução A recomendação ideal para os pronadores consiste no uso de tênis neutro com sistemas de amortecimento junto com o uso de palmilhas personalizadas que além de corrigir a pisada contribuem para correta postura corporal.
Como tratar pés virado para dentro?
Salvo raras exceções, andar com os pés para dentro é uma situação que não precisa de nenhum tratamento especial, como palmilhas, fisioterapia, sapatos ortopédicos, aparelhos noturnos, faixas elásticas anti-rotatórias, twister cable (prática abandonada em muitos países do mundo) ou gesso.
Quais são os tipos de pé torto congênito?
As formas de pé torto congênito (PTC) encontradas na prática médica são: pé eqüinovaro, pé talo-valgo, pé talo-vertical e pé metatarso-varo.
Quais são as causas do pé torto?
- As causas do pé torto ainda são desconhecidas e bastante discutidas, no entanto alguns pesquisadores acreditam que essa condição é essencialmente genética e que ao longo do desenvolvimento do bebê houve ativação de genes responsáveis por essa deformidade.
Quando começar a corrigir os pés tortos?
- É possível corrigir os pés tortos desde que o tratamento seja iniciado rapidamente. A idade ideal para se iniciar o tratamento é controverso, sendo recomendado por alguns ortopedistas que o tratamento seja iniciado logo após o nascimento, e por outros que seja iniciado apenas quando o bebê completar 9 meses ou quando tiver cerca de 80 cm de altura.
Como se trata o pé torto congênito?
- O pé torto congênito pode ser considerado deficiência física quando há limitações, dificuldades ou deformidades que comprometam algumas atividades do dia a dia ou a atividade profissional. Neste caso, o laudo médico é necessário para atestar e comprovar a deficiência. Tratamento para pé torto congênito