Como fazer para pagar o INSS por conta própria?
Como fazer para pagar o INSS por conta própria?
4 passos para pagar o INSS como autônomo
- Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
- O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
- Escolher o tipo de contribuição;
- Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).
Como começar a contribuir para o INSS?
Faça sua inscrição no PIS/NIT Se você nunca contribuiu e não possui carteira de trabalho, então pode fazer a inscrição como filiado da Previdência Social. Para isso, é necessário apenas que tenha no mínimo 16 anos e informe a atividade exercida e a opção de contribuinte individual.
Qual valor para pagar INSS autônomo 2021?
R$121,00 Para o serviço prestado para pessoa física, a maioria dos autônomos faz a contribuição em 20% do montante recebido. Outra opção é optar pelo plano simplificado, que é de 11% do salário mínimo, totalizando R$121,00 em 2021. Esse tipo de recolhimento é voltado apenas aqueles que prestam serviços às pessoas físicas.
Como recolher o INSS como contribuinte individual?
- Para recolher o INSS como contribuinte individual você precisa se cadastrar como autônomo. Veja como: Para fazer sua inscrição no INSS é preciso que você tenha um cadastro no PIS ou NIT. Caso ainda não tenha trabalhado com carteira assinada, acesse o site do INSS neste link e preencha as informações solicitadas.
Como é possível pagar ao INSS?
- Para ser contribuinte individual, é possível pagar ao INSS de duas formas: mensal ou trimestralmente. Contudo, apenas os filiados que pagam valores baseados no salário mínimo podem realizar as contribuições trimestrais. O pagamento mensal deve ser realizado até o dia 15 do mês seguinte à contribuição.
Como recolher o INSS?
- No entanto, se você é um trabalhador autônomo e não recolhe o valor mensal, sua alternativa é recolher como contribuinte individual, para garantir sua aposentadoria. Para recolher o INSS como contribuinte individual você precisa se cadastrar como autônomo. Veja como:
Como você pode inscrever-se no INSS?
- Se você já trabalhou de carteira assinada, então provavelmente você já possui um número. Mas se você nunca contribuiu, é só inscrever-se pela internet. Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS). A GPS, que é o “carnê do INSS” pode ser preenchida manualmente ou pela internet.