Como são chamados os caules subterrâneos das plantas pteridófitas?
Índice
- Como são chamados os caules subterrâneos das plantas pteridófitas?
- O que é o que é caule subterrâneo?
- Como foi possível o surgimento dessas plantas?
- Como as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre?
- Qual o critério para a classificação das plantas?
- Quais são as principais classes de plantas?
Como são chamados os caules subterrâneos das plantas pteridófitas?
Em geral, o esporófito das samambaias possuem raiz, caule e folhas. O caule das samambaias é geralmente subterrâneo, com desenvolvimento horizontal, sendo chamados de rizomas.
O que é o que é caule subterrâneo?
Os caules subterrâneos desenvolvem-se sobre o solo e são ricos em substâncias nutritivas. Eles são classificados em rizomas, tubérculos e bulbos. Os rizomas são caules que apresentam gemas laterais e crescem sob a superfície do solo emitindo algumas folhas, como o gengibre e a samambaia.
Como foi possível o surgimento dessas plantas?
- O surgimento desses tecidos foi possível graças ao surgimento da lignina, que garante resistência aos elementos do xilema e células do esclerênquima. A resistência adquirida por essas plantas foi um passo essencial para que elas se tornassem maiores em porte do que as briófitas.
Como as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre?
- Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera.
Qual o critério para a classificação das plantas?
- É necessário definir outros critérios que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las em grupos menos abrangentes que o reino. Ter ou não estruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.
Quais são as principais classes de plantas?
- As principais classes de plantas são Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas, das quais falaremos mais especificamente a seguir. Observando a árvore filogenética abaixo podemos identificar as principais características que diferenciam os grupos de plantas.