Como repor a vitamina D naturalmente?
Índice
- Como repor a vitamina D naturalmente?
- Quanto tempo para repor a vitamina D?
- Qual os sintomas de falta de vitamina D no organismo?
- Como aumentar a vitamina D naturalmente?
- Como fazer a suplementação da vitamina D?
- Qual a concentração recomendada para a vitamina D?
- Quanto é recomendado a ingestão de vitamina D?

Como repor a vitamina D naturalmente?
Tomar sol por 15 minutos diariamente é a forma mais eficaz de se conseguir manter bons níveis de vitamina D no organismo. Mas a alimentação sempre pode ajudar no processo - e, em casos avaliados por médicos, pode ser necessária a suplementação.
Quanto tempo para repor a vitamina D?
A reumatologista ressalta ainda que o estoque de vitamina D necessário não é reposto com rapidez. “Pode demorar semanas ou alguns meses”, observa. “Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.
Qual os sintomas de falta de vitamina D no organismo?
Os sintomas de deficiência de vitamina D podem incluir:
- Baixa imunidade;
- Fadiga sem motivo aparente;
- Dores nas costas e nos ossos;
- Desânimo constante;
- Problemas de cicatrização;
- Perda de cabelo;
- Dor muscular.
Como aumentar a vitamina D naturalmente?
- Como aumentar a vitamina D naturalmente : É necessário pegar um pouco de sol mesmo que o dia esteja nublado e mesmo que as pessoas estejam em uma cidade grande. São menos imprescindíveis e ricos que o Sol, mas ainda sim são muito importantes: salmão, ovos, cogumelos, dentre outros alimentos com certos níveis de Vitamina D.
Como fazer a suplementação da vitamina D?
- Para quem necessita de suplementação da vitamina, o ideal é que ela ocorra juntamente com alimentos fonte de vitamina D em uma refeição, dessa forma, a absorção e o aproveitamento da forma suplementada serão mais eficientes. A suplementação é prescrita pelo médico ou nutricionista a partir de cada caso.
Qual a concentração recomendada para a vitamina D?
- De acordo com o endocrinologista Guilherme Renke, essa pessoas devem fazer exames constantes para avaliação dos níveis de vitamina D no sangue, tendo em mente que, para se ter uma boa saúde óssea, a concentração recomendada para um adulto jovem é de 20 nanogramas por mL de hidroxivitamina D no sangue. Superdosagem - acima de 100 nanogramas por mL.
Quanto é recomendado a ingestão de vitamina D?
- Para lactentes, crianças e adolescentes, recomenda-se a ingestão de pelo menos 400 UI/dia de vitamina D. A principal função da vitamina D é a absorção do cálcio.