adplus-dvertising

Quais substâncias apresentam ligações covalentes?

Índice

Quais substâncias apresentam ligações covalentes?

Quais substâncias apresentam ligações covalentes?

A ligação covalente é um tipo de ligação química realizada entre os átomos de hidrogênio, ametais e semimetais que compartilham entre si pares de elétrons.

O que são ligações covalentes exemplos?

A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. ... Uma molécula de cloreto de hidrogênio (HCl) é formada por uma ligação covalente entre um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro.

Como acontece às ligações covalentes ou moleculares Cite um exemplo?

Ligação covalente molecular de dois átomos de Cloro (Cl). ... Sendo assim, um átomo que já atingiu a estabilidade eletrônica se une a outro que necessita de elétrons para completar a camada de valência. Um exemplo dessa ligação é quando um átomo de enxofre se liga a dois de oxigênio para formar o dióxido de enxofre (SO2).

São exemplos de compostos moleculares?

A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).

Quais as principais características de uma ligação covalente?

Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Esse compartilhamento ocorre devido à atração dos elétrons pelos núcleos vizinhos.

Como se fazer uma ligação covalente?

A ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos, com objetivo de formar moléculas estáveis, fundamentada na Teoria do Octeto. Essa ligação, geralmente, ocorre entre os ametais e o hidrogênio.

Qual a característica da ligação covalente comum?

Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. ... Nas ligações covalentes, os elétrons ficam simultaneamente entre os átomos.

Como ocorrem as ligações iônicas e exemplifique?

A Ligação iônica é um tipo de ligação química que ocorre entre um ametal e um metal. Nela, o metal perde elétrons e o ametal ganha, portanto há transferência de elétrons. A consequência é a formação de íons, ou seja, cátions (elementos que perderam elétrons) e ânions (elementos que ganharam elétrons).

Qual é a ligação covalente?

  • Esse compartilhamento é chamado Ligação covalente, um tipo de ligação que ocorre sempre entre átomos ametálicos, pois eles são muito eletronegativos e quase nunca doam seus elétrons. Nesse caso, ocorreu ligação entre dois átomos de um mesmo elemento químico (Cl) e formou-se uma molécula (Cl 2 ).

Qual é a ligação covalente do gás hidrogênio?

  • Ligação covalente de formação do gás hidrogênio. Essa forma de representar as ligações químicas, em que os elétrons da camada de valência são colocados ao redor do símbolo do elemento como “pontinhos”, é chamada de fórmula eletrônica de Lewis. Nela, cada par de elétrons compartilhado em uma ligação covalente é representado por um “enlaçamento” ...

Quando os átomos ficam estáveis?

  • Segundo a teoria ou regra do octeto, os átomos dos elementos ficam estáveis quando atingem a configuração eletrônica de um gás nobre, ou seja, quando eles possuem oito elétrons em sua camada de valência (camada mais externa) ou dois elétrons — no caso de possuírem somente a camada eletrônica K.

Quando ocorre a ligação iônica?

  • A ligação iônica ocorre quando um metal interage com um elemento de natureza ametálica, que pode ser um ametal ou o hidrogênio. Nesse tipo de ligação, temos a perda de elétrons por parte dos metais e o ganho de elétrons por parte dos ametais ou do hidrogênio. Já a ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único ...

Postagens relacionadas: