Como aprontar uma fêmea de calopsita?

Como aprontar uma fêmea de calopsita?
Quando a fêmea estiver pronta para o acasalamento, se agachará, posição na qual o macho pode acasalar com ela.
- O acasalamento pode levar até um minuto para se consumar, e depois disso o macho voará para longe.
- A calopsita fêmea deve botar os ovos cerca de duas semanas após o acasalamento.
Quantas vezes as calopsitas acasalam?
A reprodução pode ser realizada a partir de 12 meses, durante todo o ano, mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. As Calopsitas têm uma postura de quatro a sete ovos, com incubação de 17 a 22 dias. Os filhotes devem ser separados dos pais com oito semanas de vida.
Quais os alimentos indicados para calopsitas?
- Caso haja um espécime impedindo o outro de comer ou beber, coloque na gaiola tigelas extras de água e comida. São estes alguns dos alimentos indicados para calopsitas: Alimentos macios como verduras, macarrão, arroz ou feijão cozidos e pão de trigo molhado; Água limpa e fresca (que deve ser trocada duas vezes por dia).
Quais são as calopsitas na natureza?
- Na natureza são encontradas calopsitas com o corpo cinza e com a borda das asas brancas. No macho, a crista ereta e a cabeça são de amarelo intenso e, na fêmea, prevalece o cinza com nuances amareladas no topete. Ambos possuem uma área circular vermelha nas laterais das faces (parecem "bochechas"), com tom mais suave entre as fêmeas.
Qual a melhor forma de enriquecimento para calopsitas?
- Existem muitas formas de enriquecimento ambiental para calopsitas. Os brinquedos são a forma mais fácil e mais utilizada. O ideal é ter poucos brinquedos dentro da gaiola: no máximo três, que devem ser trocados regularmente. Tenha uma caixinha com os brinquedos favoritos da sua calopsita e vá trocando, assim estará promovendo o interesse dela.
Como fazer a transição de calopsita para ração?
- As rações são elaboradas de acordo com as necessidades específicas de cada espécie e por isso, ao comprar uma ração, garanta que está a comprar concretamente para calopsita. Caso pretenda fazer a transição da alimentação da sua calopsita de sementes para ração, terá de o fazer de uma forma muito gradual.