Como ocorre o processo de contração cardíaca?
Como ocorre o processo de contração cardíaca?
A contração do coração inicia-se em uma região do átrio direito, no nó sinoatrial, e estende-se a ambos os átrios, daí aos ventrículos e, finalmente, à base da aorta. Produz-se, assim, uma verdadeira onda de contração, que se propaga por todo o corpo. O ciclo cardíaco divide-se em dois períodos.
Como funciona o músculo cardíaco?
- Da mesma forma que o músculo esquelético, o músculo cardíaco é estriado e contém retículos sarcoplasmáticos e miofibrilas com actina e miosina. Entretanto, algumas estruturas divergem nesses tipos musculares. As células musculares cardíacas são mais curtas e de menor diâmetro, e se fundem umas as outras na forma de um sincício.
Qual a particularidade do músculo cardíaco?
- Uma particularidade do músculo cardíaco é que ele não depende da inervação nervosa como outros músculos.
Qual a resistência do músculo cardíaco?
- Estes discos têm uma resistência elétrica muito pequena, o que permite que um potencial de ação percorra livremente entre as células musculares cardíacas. O músculo cardíaco possui contrações involuntárias, sendo controladas pelo sistema nervoso autônomo.
Quais as contrações do músculo esquelético?
- As contrações se caracterizam assim por ser rítmica, vigorosa e involuntária. Características que diferenciam músculo cardíaco e músculo esquelético. Os dois são estriados mas só o esquelético possui filamentos de actina e miosina que utilizam o mecanismo de "catraca". As fibras musculares ...