Como fazer para acrescentar um sobrenome ao meu nome?
Índice
- Como fazer para acrescentar um sobrenome ao meu nome?
- Qual o valor para acrescentar um sobrenome?
- O que preciso fazer para acrescentar um nome na certidão de nascimento?
- Como incluir sobrenome materno?
- Como fazer para mudar de sobrenome legalmente?
- Tem como criar um sobrenome?
- Pode colocar outro sobrenome no filho?
- Como colocar o nome do avô no filho?

Como fazer para acrescentar um sobrenome ao meu nome?
Para acrescentar sobrenomes é necessário ingressar com uma ação judicial denominada ação de retificação de registro civil, só é possível ingressar com esse processo por intermédio de um advogado.
Qual o valor para acrescentar um sobrenome?
Quanto custa para acrescentar um sobrenome? Em média o valor pode variar entre R$ 2.000,00 à R$ 4.000,00. Nesse total estão três despesas básicas para acrescentar um novo sobrenome: as custas judiciais, as certidões de idoneidade do interessado e os serviços do escritório de advocacia.
O que preciso fazer para acrescentar um nome na certidão de nascimento?
É necessário levar todos os documentos e certidões ao cartório de registro e pedir para fazer a retificação do nome e/ou do gênero na certidão de nascimento. A retificação pode ser solicitada em qualquer cartório, mas o procedimento será feito na unidade em que a pessoa foi registrada pela primeira vez.
Como incluir sobrenome materno?
Sim, incluir o sobrenome materno ou avoengo é totalmente possível. Para tanto, será necessário que um advogado elabore uma ação para acrescentar o sobrenome, denominada Retificação de Registro Civil para a Inclusão do Sobrenome.
Como fazer para mudar de sobrenome legalmente?
O sobrenome é dado (pelos genitores ou por quem os substitua) quando se realiza o registro civil do filho ou filha, e é definitivo, mas não imutável. Somente em algumas possibilidades previstas em lei é possível alterar o sobrenome sem autorização judicial, como o casamento (e a união estável), o divórcio e a viuvez.
Tem como criar um sobrenome?
No Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe. ... “Isso porque os filhos não podem ter um sobrenome diferente do dos pais.” Em relação à troca do nome, Kignel explica que o procedimento deve ser justificado sempre. Ninguém pode trocar de nome apenas porque não gosta dele.
Pode colocar outro sobrenome no filho?
Não há uma regra legal que obrigue que uma pessoa tenha os sobrenomes do pai e da mãe. Os pais podem, em consenso, decidir qual sobrenome dar ao filho, desde que o sobrenome contenha sobrenomes que os pais possuam. ... Outro costume é colocar primeiro o sobrenome da mãe e por último o sobrenome do pai.
Como colocar o nome do avô no filho?
Sim, é possível colocar no seu filho um sobrenome do seu avô, ainda que você não tenha esse sobrenome. Nesse caso será necessário apresentar sua certidão de nascimento, para comprovar o sobrenome da família ao Cartório de Registro Civil.