O que é currículo prescrito formal ou oficial?
Índice
- O que é currículo prescrito formal ou oficial?
- Quais são as manifestações do currículo?
- Qual é o currículo oculto que vivencio nas minhas aulas?
- Quem faz o currículo prescrito?
- Qual o documento oficial que prescreve o currículo escolar hoje ou atualmente?
- O que é um currículo formal?
- Quais são os tipos de currículo escolar?
- O que é o currículo formal?
- O que é um currículo oculto e quando ele é desvelado?
- Por que o currículo é tão importante no aspecto escolar?
- Como o curriculum pode expressar-se?
- Por que a reflexão sobre o processo de produção do conhecimento escolar?
- Por que o currículo não é estático?
O que é currículo prescrito formal ou oficial?
O primeiro refere-se ao chamado "currículo formal" (também conhecido como currículo prescrito), que é o currículo em sua forma mais idealizada. Ele é “prescrito” porque é pensado fora das especificidades de uma sala de aula, quer dizer, vem antes do contato efetivo entre professores(as) e estudantes.
Quais são as manifestações do currículo?
Existem três tipos de manifestações de currículo: Currículo Formal (prescrito); Currículo Real (em ação); Currículo Oculto (implícito).
Qual é o currículo oculto que vivencio nas minhas aulas?
Segundo ele, “[...] o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes” (p. 78).
Quem faz o currículo prescrito?
A intervenção do estado, no caso do currículo prescrito, é apresentada aos professores de várias formas, destacando-se o livro texto e as propostas curriculares, dos PCNs. Para que ocorra a concretude do currículo precisa ser considerada a formação do professor.
Qual o documento oficial que prescreve o currículo escolar hoje ou atualmente?
O Brasil está passando por uma grande novidade no âmbito educacional, que se trata da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse documento tem grande relevância para as escolas e educadores de todas as regiões do país, pois, além de ser obrigatório, norteia a elaboração de todos os currículos nacionais.
O que é um currículo formal?
Currículo formal – refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
Quais são os tipos de currículo escolar?
Quais são os diferentes tipos de currículo?
- Currículo simples em texto.
- Currículo cronológico.
- Currículo temático.
- Currículo combinado ou misto.
- Vídeo-currículo.
- Currículo com carta de apresentação.
- Currículo com fotografia.
O que é o currículo formal?
Currículo formal – refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional. É o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
O que é um currículo oculto e quando ele é desvelado?
Em um currículo oculto, as suposições em sala de aula não podem ser planejadas, pelo próprio fato de serem tácitas e incidentais. Dessa maneira, um tema importante ou um assunto de interesse fica sujeito a um acontecimento para vir à tona.
Por que o currículo é tão importante no aspecto escolar?
- Visto que o currículo é uma questão tão importante no aspecto escolar, este passou então a ser visto “como um campo profissional de estudos e pesquisas” (HORNBURG e SILVA, 2007, p.1). Por isso, surgiram muitas teorias curriculares.
Como o curriculum pode expressar-se?
- Mas o curriculum pode também expressar-se, de acordo com as concepções de curriculum propostas por Gimeno Sacristán (1991), através das experiências e dos interesses dos alunos, sendo entendido como um meio de promoção da sua autorrealização.
Por que a reflexão sobre o processo de produção do conhecimento escolar?
- A reflexão sobre isso é importante, porque, conforme Veiga (2002, p. 7) afirma, “a análise e a compreensão do processo de produção do conhecimento escolar ampliam a compreensão sobre as questões curriculares”.
Por que o currículo não é estático?
- Sempre visa privilegiar determinada cultura e, por isso, há a necessidade de uma criteriosa análise e reflexão, por parte dos sujeitos em interação, no caso as autoridades escolares e os docentes com o mesmo objetivo, baseando-se em referenciais teóricos. O currículo não é estático, pelo contrário, ele foi e continua sendo construído.