adplus-dvertising

Quais são as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho?

Índice

Quais são as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho?

Quais são as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho?

Principais doenças ocupacionais

  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo. Ao falar de doenças ocupacionais, talvez, a primeira delas que venha à mente seja a LER. ...
  • Asma Ocupacional. ...
  • Dermatose ocupacional. ...
  • Surdez temporária ou definitiva. ...
  • Antracose Pulmonar. ...
  • DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

O que é doença adquirida no trabalho?

Toda doença que o trabalhador adquire em razão da sua atividade profissional enquadra-se como doença ocupacional. A enfermidade pode ter relação direta ou indireta com sua atividade – os advogados chamam isso de nexo de causalidade ou nexo de concausalidade.

Qual a diferença entre doença do trabalho e doença ocupacional?

A doença ocupacional, ou profissional, está relacionada ao trabalho em si, às peculiaridades da atividade exercida, como catarata desenvolvida em função da luz da solda. Já a doença do trabalho diz respeito às condições do ambiente, como surdez desenvolvida devido a exposição a ruídos constantes.

Quais os tipos de doenças são consideradas doenças ocupacionais especificadas na legislação brasileira?

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DOENÇAS OCUPACIONAIS?

  • Lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) ...
  • Dermatose Ocupacional (DO) ...
  • Doenças Pulmonares Ocupacionais (DPO) ...
  • Doenças ocupacionais psicossociais. ...
  • O Nexo causal nas doenças do trabalho. ...
  • Concausa. ...
  • Despesas Médicas.

Quais as doenças ocupacionais mais frequentes em profissionais da saúde?

Quais as 9 doenças ocupacionais mais comuns e como evitá-las?

  1. Dermatose Ocupacional (DO) ...
  2. Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ...
  3. Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs) ...
  4. Doenças da visão. ...
  5. Surdez temporária ou definitiva. ...
  6. Antracose pulmonar e bissinose. ...
  7. Asma ocupacional. ...
  8. Silicose.

O que são doenças ocupacionais exemplos?

Outro exemplo de doença ocupacional é o câncer de traquéia em trabalhadores de minas e refinações de níquel. Também há doenças pulmonares de origem ocupacional, como asma e asbestose, por exemplo, causadas pela inalação de partículas, névoas, vapores ou gases nocivos.

O que é uma doença adquirida?

Doença adquirida é aquela que não é decorrente de defeitos genéticos herdados dos pais ou formadas no processo de gametogênese neles ou no indivíduo durante a concepção.

O que é doença ocupacional exemplos?

Exemplos: Asma ocupacional, silicose, asbestose, dermatite de contato, câncer de pele ocupacional. Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem proteção compatível com o risco envolvido.

Quais doenças não é definida como doença do trabalho?

a) doença degenerativa; b) doença inerente ao grupo etário; c) doença que não produza incapacidade laborativa; d) doença endêmica adquirida por segurado habitante de região e que se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.

O que é doença do trabalho cite exemplos?

A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

Qual a diferença entre acidente de trabalho e doença profissional?

  • Elaborado em 02/2014. Partindo dos conceitos de acidente de trabalho, doença profissional e doença do trabalho, discorre-se sobre as características e diferenças que as particularizariam, especialmente os efeitos no contrato de trabalho e as repercussões previdenciárias.

Por que o acidente de trabalho pode ocorrer?

  • O acidente de trabalho pode ocorrer em virtude de vários motivos diferentes, no entanto, a atividade laborativa desenvolvida pelo trabalhador está sempre presente. Os fatores que caracterizam a concausa podem ocorrer em virtude de acontecimentos anteriores, simultâneos ou posteriores ao evento.

Quais são os exemplos de doença ocupacional?

  • Para simplificar, alguns exemplos de doença ocupacional são: o escrevente que adquiriu tendinite, o soldador que desenvolveu catarata, o auxiliar de limpeza que sofre com LER, o trabalhador que levanta peso e sofre com problemas de coluna, entre outros.

Quais são os acidentes de trabalho típicos?

  • O artigo 21 da Lei n.º 8.213/1991, por exemplo, equipara ao acidente do trabalho determinados infortúnios, quando verificado algum tipo de liame entre estes e o exercício da atividade laboral. Distinguem-se, porém, do acidente de trabalho típico porque ocorrem em momento no qual o obreiro não está efetivamente exercendo seu labor.

Postagens relacionadas: