Qual Exame de sangue detecta embolia pulmonar?

Qual Exame de sangue detecta embolia pulmonar?
A embolia pulmonar pode ter um diagnóstico difícil, especialmente quando está associada uma doença cardíaca ou pulmonar. Daí que, por vezes, se torne necessário realizar alguns exames: Análises de sangue - O seu médico pneumologista pode solicitar D-dímeros (metabolito dissolvente de coágulos).
Quais são as causas da embolia pulmonar?
- Como a maioria dos casos de embolia é causado por coágulos, confira abaixo as principais causas de coágulos sanguíneos nas veias profundas do corpo que levam à embolia pulmonar: Uma lesão como uma fratura óssea ou uma ruptura muscular pode causar danos aos vasos sanguíneos, que podem resultar em um coágulo.
Qual a mortalidade associada à embolia pulmonar?
- A mortalidade associada à embolia pulmonar variou entre os 26% e 23,4%. Os êmbolos de pequenas dimensões não causam sintomas, mas a maioria provoca dificuldade na respiração. Este pode ser o único indício, se não ocorrer evolução para enfarte.
Como diagnosticar a embolia pulmonar?
- Os sintomas da embolia pulmonar podem ser confundidos com um problema cardíaco e, por isso, o médico geralmente recorre a exames de diagnóstico como exame de sangue, eletrocardiograma (ECG), raio X do tórax, tomografia computadorizada ou angiografia pulmonar para confirmar as suspeitas e iniciar o tratamento.
Quais são os sinais de pequenos êmbolos pulmonares?
- Nas pessoas com episódios recorrentes de pequenos êmbolos pulmonares, os sinais como falta de ar crónica, inchaço dos tornozelos ou das pernas e debilidade, tendem a desenvolver-se de forma progressiva ao longo de semanas, meses ou anos.