O que causa reação extrapiramidal?
Índice
- O que causa reação extrapiramidal?
- O que media os efeitos colaterais Extrapiramidais dos agentes Antipsicoticos?
- Qual medicação de uso endovenoso pode desencadear efeito extrapiramidal no paciente?
- O que é reação extrapiramidal Plasil?
- O que são doenças Extrapiramidais?
- Quanto tempo leva para fazer efeito o Plasil?
- Quais são os sintomas do sistema extrapiramidal?
- Como se faz o tratamento da síndrome extrapiramidal?
- Quais são os medicamentos que causam o surgimento de sintomas extrapiramidais?
- Quais são os antipsicóticos que causam a síndrome extrapiramidal?

O que causa reação extrapiramidal?
Os sintomas extrapiramidais podem surgir como efeito colateral de medicamentos, logo após a primeira dose ou surgir em decorrência do uso contínuo, demorando entre algumas semanas até meses para iniciarem e, por isso, quando surgem é aconselhado consultar o médico que receitou o medicamento para avaliar a necessidade ...
O que media os efeitos colaterais Extrapiramidais dos agentes Antipsicoticos?
Os sintomas ou efeitos colaterais extrapiramidais são diversos transtornos do movimento, o principal é conhecido como discinesia tardia (movimentos musculares irregulares e involuntários, geralmente na face) e pode ser resultado do consumo de antagonistas dopaminérgicos, geralmente medicamentos antipsicóticos ( ...
Qual medicação de uso endovenoso pode desencadear efeito extrapiramidal no paciente?
A metoclopramida pode causar, em determinados pacientes, a chamada "reação extrapiramidal". Essa reação tem origem no sistema nervoso e causa sintomas parecidos com os de uma crise de ansiedade, como o aumento da frequência cardíaca, sensação de rigidez e inquietude e espasmos nos membros superiores e inferiores.
O que é reação extrapiramidal Plasil?
A reação extrapiramidal é uma sensibilidade/intolerância à medicação, mas não é alergia. Existe alergia ao Plasil, mas se manifesta de forma diferente: com manchas avermelhadas na pele, e pode evoluir à anafilaxia — sensação de falta de ar causada pelo fechamento de vias respiratórias de forma súbita e intensa.
O que são doenças Extrapiramidais?
Lesões do sistema extrapiramidal causam movimentos involuntários anormais, alterações do tono (hipertonia ou hipotonia), pobreza de movimentos (hipocinesia). Entre os movimentos involuntários anormais (hipercinesias), há tremores, coréia, atetose, balismo.
Quanto tempo leva para fazer efeito o Plasil?
Após a dose oral, o pico plasmático é alcançado em 30 a 60 minutos. A sua excreção é feita principalmente pela urina e sua meia-vida plasmática é de aproximadamente 3 horas.
Quais são os sintomas do sistema extrapiramidal?
- Os sintomas extrapiramidais são uma reação do organismo que surge quando uma área do cérebro responsável pela coordenação dos movimentos, chamada de Sistema Extrapiramidal, é afetada. Isto pode acontecer tanto por efeitos colaterais de remédios, como Metoclopramida, ...
Como se faz o tratamento da síndrome extrapiramidal?
- O tratamento da síndrome extrapiramidal se faz com derivados de L – dopa e agonistas dopaminérgicos + anticolinérgicos, entretanto esses medicamentos somente ...
Quais são os medicamentos que causam o surgimento de sintomas extrapiramidais?
- Alguns dos medicamentos que mais frequentemente provocam o surgimento de sintomas extrapiramidais são: Cinarizina, Flunarizina. Quando surge algum sintoma extrapiramidal é muito importante consultar, o mais rápido possível, o médico que receitou o medicamento que pode estar causando o seu surgimento.
Quais são os antipsicóticos que causam a síndrome extrapiramidal?
- Os antipsicóticos típicos são os que mais provocam sintomas extrapiramidais. De fato, os atípicos surgiram para evitar esse efeito secundário tão frequente. Os fármacos mais comuns que podem provocar essa síndrome são, por exemplo, o haloperidol e a clorpromazina. Os sintomas principais da síndrome extrapiramidal são: