O que não fazer durante um surto psicótico?

O que não fazer durante um surto psicótico?
Não deixe objetos perigosos ao alcance do paciente Agressividade, euforia, alterações de humor e sensações de perseguição são sintomas comuns do surto psicótico. Além disso, os pacientes não têm uma noção crítica da realidade e podem acabar tomando atitudes impulsivas.
Como ocorre o surto psicótico?
- No surto psicótico “a pessoa também pode pensar que os outros conseguem ler o seu pensamento ou que a televisão lhe manda mensagens”. Os delírios de ciúme também são frequentes nestes casos, sendo que passa a existir a sensação de que se está a ser traído pela pessoa amada. “No delírio erotomaníaco, a pessoa pensa que é amada por outra pessoa”.
Como lidar com o surto psicótico?
- Desse modo, é essencial atentar-se à presença de objetos perigosos como facas, tesouras, armas e objetos pontiagudos. É preciso diminuir tanto o risco de agressão a outras pessoas quanto a possibilidade de automutilação. Por fim, uma das condutas mais adequadas ao lidar com o surto psicótico é a busca por profissionais especializados.
Será que um surto psicótico pode levar uma pessoa ao suicídio?
- Um surto psicótico, mesmo quando não dura por muito tempo, pode levar uma pessoa ao suicídio. Esses casos são mais comuns em jovens que passam pelo problema. Em caso de surtos a longo prazo, o paciente, quando sozinho, pode descuidar-se da higiene pessoal.
Quais são as estratégias de manejo do surto psicótico?
- As estratégias empregadas no manejo do surto psicótico vão sendo adaptadas à condição de cada paciente. Sendo assim, é necessário recorrer a centros de excelência em saúde mental para que um suporte humanizado e efetivo seja fornecido aos pacientes e suas famílias. Se interessou pelo conteúdo deste post?