Qual a fisiopatologia do trauma raquimedular?

Qual a fisiopatologia do trauma raquimedular?
Fisiopatologia do TRM Tem relação direta e imediata com o trauma e, uma vez que ocorre, é irreversível. O dano medular direto é resultante da transferência da energia cinética para a medula espinhal e pode ocorrer por meio de quatro mecanismos básicos: o estiramento, a laceração, a compressão e a secção56.
Quais os cuidados de enfermagem no trauma raquimedular?
O enfermeiro participa do processo de reabilitação para o funcionamento intestinal dos pacientes com TRM, que inclui o planejamento e preparo da díade paciente-cuidador desde sua primeira internação, visando à continuidade do cuidado em domicílio, por meio de estratégias educativas, que contemplem as possíveis ...
O que é o TRM?
Entende-se por traumatismo raquimedular (TRM) lesão de qualquer causa externa na coluna vertebral, incluindo ou não a medula ou as raízes nervosas, em qualquer dos seus segmentos (cervical, dorsal, lombossacro). Frequentemente está associado a trauma cranioencefálico ou politrauma.
Quais são as fases do tratamento do Trauma Raquimedular?
- Fases do tratamento do trauma raquimedular 1 Fase Aguda (Choque Medular) 2 Reabilitação Intensiva 3 Relaxamento Muscular 4 Fortalecimento Muscular 5 Exercícios de Educação Neuromuscular More ...
Quais são os tipos de trauma?
- Atendimento Hospitalar 17 13.3.1 Trauma Abdominal 17 13.3.2 Traumatismo Cranioencefálico 19 13.3.3 Traumatismo Raquimedular (TRM) 23 13.3.4 Trauma de Tórax 25 13.3.5 Trauma Complexo de Extremidades 34 13.3.6 Trauma Ortopédico 37 13.3.7 Trauma Pélvico 41 14.
Quais são os mecanismos do trauma?
- Os mecanismos do trauma podem ser de flexão, extensão, compressão e rotação, que se correlaciona com as estruturas anatômicas e com os vários níveis da coluna vertebral e da coluna espinhal (4). Dependendo do nível da lesão medular as alterações podem ser completas ou incompletas, podendo ser identificadas pelas manifestações clínicas (5).
Quando ocorrem os traumatismos?
- A maior parte dos traumatismos acontece em indivíduos jovens entre 15 e 30 anos, sendo que os homens são de três a quatro vezes mais atingidos do que as mulheres. O TRM pode ser aberto ou fechado, quando há ou não exposição óssea, e segmentar ou multisegmentar, quando atinge um nível (uma ou duas vértebras) ou vários níveis.