O que fazer quando o juiz indeferiu a justiça gratuita?
Índice
- O que fazer quando o juiz indeferiu a justiça gratuita?
- Como recorrer à justiça gratuita?
- Quando a justiça gratuita e indeferida?
- Como pedir indeferimento da justiça gratuita?
- Quais documentos comprovam a justiça gratuita?
- Quando o juiz pode indeferir a gratuidade de justiça?
- Qual o momento em que deverá ser feito o pedido de justiça gratuita?
- Qual a finalidade da solicitação de justiça gratuita?
- Qual o benefício da justiça gratuita?
- Será que o pedido pode ser indeferido pelo juiz?

O que fazer quando o juiz indeferiu a justiça gratuita?
Art. 101. Contra a decisão que indeferir a gratuidade ou a que acolher pedido de sua revogação caberá agravo de instrumento, exceto quando a questão for resolvida na sentença, contra a qual caberá apelação.
Como recorrer à justiça gratuita?
Caso a negativa da gratuidade da justiça tenha sido decidida pelo juiz por decisão interlocutória, o recurso cabível de impugnação é o agravo de instrumento. Por sua vez, caso a rejeição tenha sido decidida por sentença, será possível interpor o recurso de apelação.
Quando a justiça gratuita e indeferida?
O Código de Processo Civil, em seu art. 99, § 2º, veda o indeferimento sem a prévia intimação da parte requerente: ... Assim, recebido o pedido de gratuidade, o magistrado deve, 1) deferir o pedido ou 2) caso vislumbre que a parte não faz jus, intimá-la para que demonstre a hipossuficiência.
Como pedir indeferimento da justiça gratuita?
A justiça gratuita pode ser pleiteada a qualquer tempo, bastando a simples afirmação do requerente de que não está em condições de arcar com as custas do processo e os honorários advocatícios.
Quais documentos comprovam a justiça gratuita?
Dentre outros, menciono, abaixo, alguns documentos que poderá juntar ao processo, para comprovar a situação de insuficiência financeira:
- Declaração de Hipossuficiência assinada pelo requerente ou seu advogado.
- Cópia integral da CTPS – Carteira de Trabalho;
- Últimos 03 (três) contracheques;
Quando o juiz pode indeferir a gratuidade de justiça?
5º, caput, da Lei 1.060/1950, que prevê que o juiz deve indeferir, de ofício, o pedido de gratuidade justiça, caso tenha fundadas razões" (STJ, REsp 1.584.130/RS, Rel. Ministro LUIS FELIPE SALOMÃO, QUARTA TURMA, DJe de 16). VII.
Qual o momento em que deverá ser feito o pedido de justiça gratuita?
- Qual é o momento em que deverá ser formulado o pedido de justiça gratuita? Normalmente o pedido de justiça gratuita é feito na própria petição inicial (no caso do autor) ou na contestação (no caso do réu).
Qual a finalidade da solicitação de justiça gratuita?
- Caso a solicitação de justiça gratuita tenha sido requerida por meio de recurso, o recorrente estará dispensado de recolher custas, ou seja, não precisa comprovar o recolhimento do preparo. Desse modo, o relator do recurso deverá apreciar o requerimento e, no caso de indeferimento, fixar prazo para a realização do recolhimento.
Qual o benefício da justiça gratuita?
- "Assistência judiciária e benefício da justiça gratuita não são a mesma coisa. O benefício da justiça gratuita é direito à dispensa provisória de despesas, exercível em relação jurídica processual, perante o juiz que promete a prestação jurisdicional. É instituto de direito pré-processual.
Será que o pedido pode ser indeferido pelo juiz?
- Sim. O pedido pode ser indeferido pelo juiz caso os autos apresentem elementos suficientes que evidenciam a falta de pressupostos legais para a concessão de gratuidade de justiça, o que pode ser evidenciado por meio da impugnação ao pedido de gratuidade feito pela parte adversa.