Como proceder em caso de suspeita de sarampo?
Índice
- Como proceder em caso de suspeita de sarampo?
- Como é realizado o diagnóstico do sarampo?
- Quem são os contatos em caso de sarampo?
- Como ocorre a contaminação do sarampo?
- Qual a causa do sarampo?
- Qual a meta das autoridades sanitárias para evitar o sarampo?
- Qual a exigência de notificação do sarampo?
- Qual o período de transmissibilidade do sarampo?

Como proceder em caso de suspeita de sarampo?
A vacinação de bloqueio deve ser realizada no prazo máximo de até 72 horas após o contato com o caso suspeito ou confirmado de sarampo, a fim de se interromper a cadeia de transmissão e, consequentemente, vacinar os não vacinados, a partir dos 6 meses de idade, no menor tempo possível(1) .
Como é realizado o diagnóstico do sarampo?
O método laboratorial mais comum para confirmar o sarampo é a detecção de anticorpos IgM específicos para o vírus do sarampo em uma amostra de sangue (sensibilidade 83 a 89%; especificidade 95 a 99%).
Quem são os contatos em caso de sarampo?
Todo indivíduo suspeito com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral.
Como ocorre a contaminação do sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Qual a causa do sarampo?
- O sarampo é causado por um vírus chamado Morbili Vírus. É uma doença infecciosa, viral e muito comum na infância. Sua transmissão se dá por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse de pessoas infectadas.
Qual a meta das autoridades sanitárias para evitar o sarampo?
- A meta das autoridades sanitárias é que 95% da população seja vacinada para evitar o avanço do sarampo. O problema é que, desde 2017, a adesão às campanhas de vacinação tem reduzido, o que abre espaço para novas infecções. Ballalai explica que as vacinas existem para reduzir o risco de enfermidades graves.
Qual a exigência de notificação do sarampo?
- O sarampo é uma doença que deve ser comunicada às autoridades sanitárias. Os médicos se referem a essa exigência como notificação compulsória e ela abrange todos os casos suspeitos, independente de depois serem confirmados ou não.
Qual o período de transmissibilidade do sarampo?
- O período de maior transmissibilidade ocorre 48 horas antes e até 48 horas depois do início dessa manifestação da pele. "Cada indivíduo com sarampo vai contaminar de 12 a 18 pessoas.