Como ocorre o choque séptico?
Índice
- Como ocorre o choque séptico?
- Como a sepse evolui para choque séptico?
- Quais os cuidados de enfermagem no choque séptico?
- Quais as complicações do choque séptico?
- O que é um choque séptico?
- O que pode causar uma septicemia?
- Quem teve sepse pode ter de novo?
- Qual o papel do enfermeiro no cumprimento do Protocolo de SIRS sepse e choque séptico?
- Quais são os sintomas do choque séptico?
- Quais são os exames utilizados para diagnosticar choque séptico?
- Qual a taxa de mortalidade do choque séptico?
- Quais são os conceitos de sepse e choque séptico?

Como ocorre o choque séptico?
O choque séptico é o resultado de uma infecção que se alastra pelo corpo rapidamente, afeta vários órgãos e pode levar à morte. É mais comum em pessoas mais fracas, que não conseguem controlar a infecção, como crianças, idosos, e pacientes com câncer, insuficiência nos rins ou no fígado.
Como a sepse evolui para choque séptico?
O que caracteriza o choque séptico é a queda drástica da pressão arterial. Assim, o mal evolui da sepse para o choque. Essa evolução resulta, principalmente, da migração do agente infeccioso (bactéria, fungo ou vírus) do órgão de origem da infecção para a corrente sanguínea.
Quais os cuidados de enfermagem no choque séptico?
No grupo dos pacientes mais graves com choque séptico ou com os níveis aumentados de lactato sérico, é importante que a enfermagem instaure medidas para a ressuscitação hemodinâmica nas seis primeiras horas. Deve-se priorizar o uso de vasopressor para manter a pressão arterial média acima de 65 mmHg (COREN-SP, 2016).
Quais as complicações do choque séptico?
Complicações de sepse e choque séptico A diminuição da pressão arterial e pequenos coágulos resultam em uma série de complicações prejudiciais: Há diminuição do fluxo de sangue para órgãos vitais (tais como rins, pulmões, coração e cérebro).
O que é um choque séptico?
O choque séptico é um estado de falência circulatória aguda associada a foco infeccioso ou predomínio de componente endotóxico, constituindo-se em grande desafio médico devido à sua prevalência, morbimortalidade, e custo do tratamento.
O que pode causar uma septicemia?
A septicemia, também conhecida como sepse, é uma condição de resposta exagerada a uma infecção no corpo, seja por bactérias, fungos ou vírus, que acaba causando disfunção orgânica, ou seja, que dificulta o normal funcionamento do corpo.
Quem teve sepse pode ter de novo?
Agora se sabe por quê. Uma das possíveis sequelas da sepse – também chamada de septicemia ou infecção generalizada – é bem conhecida de médicos e cientistas: o sistema imunológico fica comprometido por até cinco anos depois que a pessoa teve a doença.
Qual o papel do enfermeiro no cumprimento do Protocolo de SIRS sepse e choque séptico?
O papel do enfermeiro junto aos pacientes em estado crítico é contribuir com sua visão a beira leito no processo diagnóstico, detecção precoce e tratamento da sepse, e tendo um conhecimento dos bundles, sua atuação será baseado em evidências e isso acarretará um cuidado mais seguro para paciente.
Quais são os sintomas do choque séptico?
- Geralmente, o choque séptico é mais frequente em pessoas com o sistema imune enfraquecido, como crianças, idosos ou pacientes com lúpus ou HIV, por exemplo. Possíveis sintomas: podem surgir sinais como febre acima de 40ª C, convulsões, frequência cardíaca muito elevada, respiração rápida e desmaio. Veja outros sintomas do choque ...
Quais são os exames utilizados para diagnosticar choque séptico?
- Alguns exames são muito comumente usados pelos médicos para diagnosticar caso de choque séptico. Veja: Exames de sangue, feitos para investigar ocorrência de infecção, baixo nível de oxigênio no sangue, distúrbios no equilíbrio ácido-base do organismo, redução na função dos órgãos ou falência dos órgãos
Qual a taxa de mortalidade do choque séptico?
- O choque séptico tem uma alta taxa de mortalidade. A taxa de mortalidade depende da idade do paciente e de suas condições gerais de saúde, da causa da infecção e de quantos órgãos apresentaram insuficiência, assim como da rapidez e agressividade com as quais o tratamento médico foi iniciado.
Quais são os conceitos de sepse e choque séptico?
- Recentemente, desde a última atualização pelo 3º Consenso de definição para Sepse e Choque Séptico (SEPSIS III) muitos conceitos foram revisados, e a forma do tratamento foi atualizada. No nosso portal você encontra uma revisão completa do assunto na matéria “ Sepse: revisão clínica PEBMED ”