Como ocorre a contração do músculo cardíaco?
Índice
- Como ocorre a contração do músculo cardíaco?
- Quais os elementos químicos que fazem a contração do miocárdio?
- Como é composto o miocárdio?
- Qual o tipo de contração do músculo Esqueletico?
- Qual estrutura é responsável pela contração do coração?
- O que é constituído o miocárdio?
- Como funciona o músculo cardíaco?
- Qual o potencial de ação da musculatura cardíaca?
- Por que o músculo do coração sofre inflamação?
- Quando o músculo cardíaco recebe oxigênio e nutrientes?
Como ocorre a contração do músculo cardíaco?
A contração do coração inicia-se em uma região do átrio direito, no nó sinoatrial, e estende-se a ambos os átrios, daí aos ventrículos e, finalmente, à base da aorta. Produz-se, assim, uma verdadeira onda de contração, que se propaga por todo o corpo. O ciclo cardíaco divide-se em dois períodos.
Quais os elementos químicos que fazem a contração do miocárdio?
No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.
Como é composto o miocárdio?
O miocárdio é um músculo cardíaco, isto é, a própria parede do coração. A porção mais interna se chama endocárdio e a mais externa epicárdio. O miocárdio é composto por um tecido muscular especial, o músculo cardíaco, e tem como função básica ejetar o sangue que se encontra no interior do coração.
Qual o tipo de contração do músculo Esqueletico?
O músculo estriado esquelético apresenta uma contração rápida e vigorosa. Essa contração é voluntária, ou seja, está relacionada à nossa vontade e acontece por causa da sobreposição de filamentos finos e grossos.
Qual estrutura é responsável pela contração do coração?
Miocárdio: camada mais espessa do coração e responsável pela capacidade de contração do órgão. Essa camada é formada por feixes de fibras musculares cardíacas, as quais estão orientadas em várias direções.
O que é constituído o miocárdio?
O miocárdio é uma das paredes do coração, representa a porção intermediária e mais espessa, entre o epicárdio e o endocárdio. Ele é constituído por músculo estriado cardíaco e consiste em feixes entrelaçados de células estriadas cardíacas, imersas em tecido conjuntivo altamente vascularizado.
Como funciona o músculo cardíaco?
- Da mesma forma que o músculo esquelético, o músculo cardíaco é estriado e contém retículos sarcoplasmáticos e miofibrilas com actina e miosina. Entretanto, algumas estruturas divergem nesses tipos musculares. As células musculares cardíacas são mais curtas e de menor diâmetro, e se fundem umas as outras na forma de um sincício.
Qual o potencial de ação da musculatura cardíaca?
- Já no caso da musculatura cardíaca, o potencial de ação é causado pela abertura de dois tipos de canais: os canais rápidos de sódio (os mesmos encontrados no músculo esquelético) e os canais de cálcio-sódio que permanecem abertos por mais tempo que os primeiros (alguns décimos de segundos).
Por que o músculo do coração sofre inflamação?
- O músculo do coração pode sofre inflamação e é chamada de miocardite. Isto ocorre por consequência de complicação de algum outro processo infeccioso (causado principalmente por vírus), que atacam as células do coração gerando uma resposta inflamatória imediata do sistema imunológico.
Quando o músculo cardíaco recebe oxigênio e nutrientes?
- Quando o músculo cardíaco recebe uma quantidade insuficiente de oxigênio e nutrientes, as suas células começam a morrer. Isso interrompe os potenciais de ação necessários para que ocorra a contração cardíaca e o coração é sobrecarregado com uma área que não apresenta contrações.