O que torna uma pessoa egoísta?

O que torna uma pessoa egoísta?
Egoísmo é um substantivo masculino que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades, e que despreza as necessidades alheias. ... A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo é adjetivada de egoísta.
Como é ser uma pessoa egoísta?
Se notar duas ou mais dessas características em alguém, afaste-se!
- Não presenteiam. ...
- Procuram apenas por interesse. ...
- Não colocam você nos seus planos. ...
- Têm dificuldade em ajudar. ...
- São dissimuladas. ...
- Têm dificuldade em ser pais. ...
- Geralmente são filho únicos ou os mais velhos… ...
- Não sabem escutar.
Qual a personalidade de uma pessoa egoísta?
- Pessoas egoístas têm geralmente características de personalidade narcisista, o que significa também que elas colocam altas expectativas nas pessoas com as quais convivem e se relacionam. Quando você não corresponde a essas expectativas, acaba sendo alvo de julgamentos e sofrendo manipulações.
Por que pessoas egoístas não querem sofrer com o egoísmo?
- Pessoas egoístas não querem sofrer as conseqüências do seu próprio egoísmo, por isso, muitas vezes, sentem a necessidade de dissimular uma personalidade generosa. Elas também não apontam suas falhas porque não se importam que você continue errando.
Como pode haver vantagem para o egoísmo?
- É muito fácil ver como pode haver uma vantagem evolutiva para o egoísmo. Afinal, se você tem recursos limitados, distribuí-los para outra pessoa não vai melhorar suas chances de não passar fome! Assim, o egoísmo é uma característica infeliz que chegou ao nosso tempo presente e que ainda persiste.
Será que uma pessoa egoísta pode ceder diante de outros?
- Uma pessoa egoísta não é capaz de ver as vantagens de ceder diante dos outros ou de compartilhar seu tempo, seu conhecimento ou seus recursos. As pessoas egoístas pensam que apenas o que as beneficia é realmente benéfico ou, mais ainda, que é melhor um benefício pequeno mas próprio do que um grande se for compartilhado.