O que paixão platônica?
Índice
- O que paixão platônica?
- Quanto tempo dura uma paixão platônica?
- Por que temos amor platônico?
- O que Platão pensava sobre o amor?
- Quanto tempo dura uma paixão à distância?
- Qual a origem da paixão platônica?
- Por que o amor platônico é necessário?
- Por que o amor platônico está mais associado às mulheres?
- Por que estamos sujeitos aos amores platônicos?

O que paixão platônica?
O conceito de amor ou paixão platônica também se relaciona com o mundo das ideias, criado por Platão. ... O amor platônico é entendido como um amor idealizado, irreal e fantasioso, onde o objeto amado é o ser perfeito, detentor de todas as boas qualidades e sem defeitos. Veja também: 5 diferenças entre amor e paixão.
Quanto tempo dura uma paixão platônica?
Se você suspeita estar em uma relação obsessiva, precisa buscar atendimento psicoterápico. Quanto tempo dura uma paixão? Não há tempo exato, mas estudos científicos mostram que a paixão dura entre 18 e 30 meses, uma média de dois anos.
Por que temos amor platônico?
O amor platônico está geralmente associado à ideia de um amor inalcançável, impossível. “Essa distância e impossibilidade podem se dar em diferenças de idade, sociais, culturais, por preconceitos, ou simplesmente por uma barreira interna de insegurança e medo de rejeição”, destaca Ceci.
O que Platão pensava sobre o amor?
Segundo Platão o amor não se concebe em coisas carnais por assim dizer mas sim em virtudes, para ele é algo desprovido de paixões, essencialmente cegas, materiais e efêmeras, porém na concepção vulgar o amor platônico é aquele é que existe uma ligação amorosa entre duas pessoas sem nenhum interesse sexual.
Quanto tempo dura uma paixão à distância?
É possível ter um vínculo muito forte com o marido, mas sentir desejo por um colega de trabalho e estar apaixonada pelo vizinho." "Vários estudos, tanto americanos quanto europeus, chegaram à conclusão semelhante: a paixão, esse estado de alteração mental e física muito característico, dura de 12 a 48 meses.
Qual a origem da paixão platônica?
- A paixão platônica, conforme o filósofo grego, não se fundamenta em um interesse, mas na virtude. Platão criou também a teoria do mundo das ideias, um patamar onde tudo é perfeito e também de que, no mundo real, tudo é uma cópia imperfeita desse mundo das ideias.
Por que o amor platônico é necessário?
- Do ponto de vista da psicologia, o amor platônico é necessário. Entre os desafios de ser um adolescente, está o esclarecimento de quem é e quem quer ser.
Por que o amor platônico está mais associado às mulheres?
- “Geralmente o amor platônico está mais associado às mulheres, porque ainda existe, mesmo que apenas de forma inconsciente, a crença de que é o homem quem deve buscar a mulher. A mulher muitas vezes fica à espera de ser correspondida, enquanto o homem vai buscar de forma ativa a validação de seu amor.
Por que estamos sujeitos aos amores platônicos?
- “Mas, sejamos homens ou mulheres, estamos sujeitos aos amores platônicos, em todas as idades. As pessoas com essa atitude mais retraída, menos proativas na vida afetiva, como no caso de timidez, acabam ficando mais sujeitas ao amor platônico”, acrescenta. Afinal, o que significa amor platônico?