adplus-dvertising

O que é silicose sintomas?

Índice

O que é silicose sintomas?

O que é silicose sintomas?

A silicose é uma doença caracterizada pela inalação de sílica normalmente devido à atividade profissional, o que resulta em tosse intensa, febre e dificuldade para respirar.

Como prevenir a silicose?

Como prevenir a silicose? A melhor maneira de prevenir a silicose é evitar expor-se ao pó de sílica, mas se isso for de tudo impossível, procure adotar as medidas de segurança do trabalho, adequadas para o caso, já que a silicose é uma doença profissional.

O que é a silicose?

O termo silicose, empregado pela primeira vez por Visconti, em 1870,(1) é o nome dado à fibrose pulmonar causada pela inalação de poeira contendo sílica cristalina, sendo a mais freqüente das pneumoconioses. A silicose é a principal causa de invalidez entre as doenças respiratórias ocupacionais.

O que é silicose e como é feito o controle e acompanhamento?

A silicose é uma doença pulmonar fibrosante provocada pela inalação e deposição de partículas de sílica cristalina causando uma reação do pulmão. Dentre as pneumoconioses, é a de maior ocorrência, o que representa um sério problema de saúde pública.

Quais são os tipos de silicose?

Os tipos são:

  • Silicose crônica: compromete de forma leve o pulmão, sendo um estágio inicial.
  • Silicose complicada: é observada a perda de peso, aparecimento de fibrose nos pulmões e falta de ar. ...
  • Silicose acelerada: surge após exposição intensa.

Quais são os sinais e sintomas da pneumoconiose?

Na pneumoconiose por metais duros, pode ocorrer fadiga, tosse seca, dispneia, dor, febre e perda de peso. Na asbestose, além da tosse, pode ocorrer hipoxemia, alterações pleurais e dispneia por esforços que evolui para dispneia em repouso.

Como curar a silicose?

Tratamento de Silicose

  1. Antibióticos para infecções respiratórias.
  2. Inalação com remédios para abrir as vias aéreas.
  3. Uso de máscaras de oxigênio (em alguns casos)
  4. Transplante de pulmão (para pacientes com a doença muito avançada).

O que é poeira de sílica?

A sílica é um mineral que está na maioria das rochas, no quartzo, na areia e em outros materiais. O pó fino da sílica surge na moagem, trituração, jateamento, lixamento, perfuração e outras operações com material que contém sílica. Nem todas as poeiras provocam silicose, apenas as que têm pó muito fino de sílica.

Quais os sintomas da silicose e quais os agentes causadores?

A silicose crônica causa uma fibrose progressiva dos alvéolos pulmonares, o que leva a dificuldades respiratórias e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas e, muitas vezes, incapacitando o trabalhador.

Quais trabalhadores estão mais suscetiveis a silicose?

Qualquer tipo de exposição ao pó de sílica pode causar a silicose. Ela acomete, normalmente, pessoas em que o trabalho envolve exposição a esse tipo de material, como mineiros, trabalhadores de fábricas e os que lidam com alvenaria.

Como se trata a silicose?

  • A silicose é uma doença caracterizada pela inalação de sílica normalmente devido à atividade profissional, o que resulta em tosse intensa, febre e dificuldade para respirar. A silicose pode ser classificada de acordo com o tempo de exposição à sílica e o tempo em que os sintomas surgem em:

Qual a origem da silicose?

  • Assim, a silicose é diretamente relacionada com a organela lisossomos. A silicose é a mais antiga e grave doença ocupacional conhecida. No Brasil, estima-se que 6 milhões de trabalhadores estejam expostos ao risco de contrair silicose.

Qual a causa da silicose crônica?

  • A silicose crônica causa uma fibrose progressiva dos alvéolos pulmonares, o que leva a dificuldades respiratórias e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas e, muitas vezes, incapacitando o trabalhador.

Como é feito o diagnóstico da silicose?

  • O diagnóstico da silicose é feito mediante o histórico clínico e ocupacional do paciente e por meio de exames de imagens do tórax e espirometria. Como é feito o tratamento? Uma vez estabelecida, ela não tem cura, mas a evolução da doença pode ser detida se a exposição ao pó de sílica for interrompida.

Postagens relacionadas: