Qual é a função de um reator?
Índice
- Qual é a função de um reator?
- O que é um reator de lâmpada?
- Como funciona o reator de uma lâmpada?
- O que tem dentro de um reator de lâmpada fluorescente?
- Qual a função de um reator em uma subestação?
- Para que serve um reator de LED?
- Como funciona o reator da lâmpada fluorescente?
- Qual o efeito da conexão de um reator no barramento e do banco de capacitor?
- Como funciona o reator de lâmpadas fluorescentes?
- Como funciona esse tipo de lâmpada?
- Como funciona uma lâmpada de 40 watts?
- Como substituir a lâmpada fluorescente?

Qual é a função de um reator?
Também chamado de balastro, o reator é um limitador de corrente elétrica muito utilizado em lâmpadas fluorescentes e outros dispositivos elétricos. Trata-se de um aparelho indutor que adequa a tensão da rede elétrica à potência mais indicada para o melhor funcionamento dos equipamentos elétricos.
O que é um reator de lâmpada?
Os Reatores são equipamentos utilizados para ajudar no acendimento de lâmpadas fluorescentes. Eles são responsáveis por diminuir a corrente elétrica, adequando as tensões a fim de garantir o funcionamento destas lâmpadas.
Como funciona o reator de uma lâmpada?
O reator é um equipamento que limita a corrente elétrica. ... Para as lâmpadas fluorescentes, o reator tem duas funções: produz o impulso elétrico que faz a lâmpada acender e, depois que ela está ligada, mantém a corrente elétrica em nível de segurança. Enfim, sem ele, a lâmpada estoura.
O que tem dentro de um reator de lâmpada fluorescente?
Para isso, o reator é constituído por uma bobina feita de fios de cobres. Essa peça envolve um núcleo feito de material ferro-magnético. Dessa forma, os reatores são aparelhos auxiliares que tem como principal função uma partida estabilizada, ou seja, a lâmpada acende sem cintilações na corrente.
Qual a função de um reator em uma subestação?
Características. Os Reatores de Aterramento são equipamentos utilizados em sistemas elétricos não aterrados e tem a função exclusiva de fornecer um caminho para a circulação de corrente elétrica em caso de faltas fase-terra.
Para que serve um reator de LED?
Sem ele a lâmpada poderia receber uma corrente diretamente, entrar em curto-circuito e até mesmo estourar. Sendo assim, o reator tem como função proteger a lâmpada da corrente, mas ao mesmo tempo ionizar o seu interior.
Como funciona o reator da lâmpada fluorescente?
Há um filamento em cada extremidade do tubo que, quando quente, emite eléctrons, que sustentam a descarga enquanto a lâmpada está operando. A descarga do vapor de mercúrio produz luz ultravioleta, que é convertida em luz visível pela camada de fósforo aplicada por dentro do tubo.
Qual o efeito da conexão de um reator no barramento e do banco de capacitor?
Outros equipamentos no sistema elétrico podem ser utilizados para controlar tensões. Bancos de capacitores ligados em paralelo ao sistema geram var e elevam as tensões. Reatores ligados em paralelo absorvem var e reduzem as tensões.
Como funciona o reator de lâmpadas fluorescentes?
- Para as lâmpadas fluorescentes, o reator tem duas funções: produz o impulso elétrico que faz a lâmpada acender e, depois que ela está ligada, mantém a corrente elétrica em nível de segurança. Enfim, sem ele, a lâmpada estoura.
Como funciona esse tipo de lâmpada?
- Basicamente, o funcionamento desse tipo de lâmpada se dá por um reator, que mantém a corrente elétrica estabilizada e a conduz até um filamento especial que fica no interior da lâmpada e, ao ser aquecido, vaporiza o mercúrio, liberando raios ultravioleta.
Como funciona uma lâmpada de 40 watts?
- Liga-se uma lâmpada de 40 watts em série com um dos fios do reator e alimenta-se o circuito na rede elétrica, usando um reator em perfeito estado para observar a intensidade da luz no filamento, para depois substituir pelo reator com defeito e testá-lo.
Como substituir a lâmpada fluorescente?
- E você pode pode substituir a lâmpada fluorescente por ela, sem dificuldades. Para isso, basta uma modificação simples na fiação da luminária já existente. Instalar uma lâmpada tubular de LED é bem descomplicado. Depois de retirar a lâmpada fluorescente antiga, basta fazer o procedimento, que leva poucos minutos.