O que fazer com as radiografias velhas?
Índice
- O que fazer com as radiografias velhas?
- Como deve ser feito o descarte do lixo odontológico?
- Como preparar químicos para revelar radiografias?
- Quais os benefícios da recolha de radiografias?
- Por que as radiografias são perigosas para a saúde?
- Quais os pontos de descarte de radiografias?
- Qual é a campanha de reciclagem de radiografias?

O que fazer com as radiografias velhas?
As chapas de raio-x também não podem ser jogadas com o lixo comum porque, na parte escura, há materiais tóxicos que contaminam o solo e a água. Uma boa solução é levar os exames para o posto, aberto ao público, no Instituto Central do Hospital das Clínicas.
Como deve ser feito o descarte do lixo odontológico?
É importante que o dentista tenha em seu consultório uma lixeira com a tampa acionada pelo pedal, acondicionada com um saco de lixo especial, para evitar o contato com materiais infecciosos e cumprir as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Como preparar químicos para revelar radiografias?
Precauções gerais quando do preparo dos químicos: Lavar completamente os tanques, tampos e os reservatórios da processadora. Não espirrar uma solução na outra, principalmente fixador no revelador, pois pode contaminar os químicos. Usar sempre o protetor contra respingos, que acompanha cada equipamento.
Quais os benefícios da recolha de radiografias?
- Do processo de reciclagem deste resíduo obtém-se prata, que é depois vendida no mercado de metais preciosos. O resultado da venda sustenta o processo de recolha e tratamento, funcionando adicionalmente como uma fonte de angariação de fundos para as ações da AMI. Quais os benefícios da recolha de radiografias?
Por que as radiografias são perigosas para a saúde?
- As radiografias, ou películas radiológicas, por terem na sua constituição determinados componentes perigosos para o ambiente e saúde, como a prata e vestígios de chumbo, necessitam de ser recolhidas e tratadas de forma adequada.
Quais os pontos de descarte de radiografias?
- Existem pontos de descarte de radiografias em postos de saúde e hospitais em todas as regiões, que fazem o descarte correto ou encaminham para empresas de reaproveitamento. Até mesmo o transporte deste material é criterioso. É necessária a emissão de um recibo pelo material poluente e o material precisa ser acondicionado em um veículo corretamente.
Qual é a campanha de reciclagem de radiografias?
- Anualmente, realiza-se a campanha de reciclagem de radiografias, durante a qual a população pode contribuir deixando as suas radiografias, com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico, nos sacos disponíveis nas farmácias aderentes, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.