O que é um prejuízo acumulado?
Índice
- O que é um prejuízo acumulado?
- O que fazer com a conta de prejuízo?
- Quando há prejuízo no exercício o que acontece com o patrimônio líquido?
- O que deve acontecer com o saldo remanescente na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados no final do exercício social?
- O que é lucro ou prejuízo do exercício?
- O que é um prejuízo fiscal?
- É possível haver prejuízo fiscal ainda que a pessoa jurídica apure lucro contábil?
- Como compensar o prejuízo acumulado?
- Como calcular os prejuízos acumulados?
- Qual o prejuízo acumulado de uma empresa?
- Por que os prejuízos acumulados são uma estimativa?

O que é um prejuízo acumulado?
Os prejuízos acumulados representam o saldo negativo de uma empresa que ainda não foi totalmente absorvido pelo lucro, não tendo seu destino final realmente determinado. Na prática, são o montante dos resultados negativos da empresa em um determinado período que restou.
O que fazer com a conta de prejuízo?
Veja que, diferentemente dos lucros, os prejuízos não podem ser distribuídos ou remanejados pelas empresas. Por isso, devem ser evidenciados em uma conta à parte no patrimônio líquido. Caso a empresa não tenha lucro suficiente para absorver os prejuízos acumulados, eles deverão ser subtraídos das reservas de lucros.
Quando há prejuízo no exercício o que acontece com o patrimônio líquido?
No caso de prejuízo, o saldo apurado é transferido para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados", classificável no grupo "Patrimônio Líquido (PL)" do Balanço Patrimonial (BP), dando-lhe, logo em seguida, as destinações que lhe são próprias, em conformidade com a proposta dos administradores ad referendum da assembléia ...
O que deve acontecer com o saldo remanescente na conta Lucros ou Prejuízos Acumulados no final do exercício social?
Daí pode-se concluir que os lucros serão destinados às reservas ou à distribuição e a conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” ficará com saldo igual a zero. E na hipótese de o resultado ser prejuízo, o valor não suportado pelas reservas remanescerá como saldo devedor.
O que é lucro ou prejuízo do exercício?
O lucro ou o prejuízo O objetivo da DRE é determinar se uma empresa está obtendo lucros ou prejuízos a partir das suas atividades, listando as operações que alteram o patrimônio líquido contábil, tanto positivamente (receitas) como negativamente (despesas).
O que é um prejuízo fiscal?
De forma simples, prejuízo fiscal é o resultado negativo da base de cálculo do lucro real, quando da apuração do IRPJ e da CSLL, e é apurável no livro de apuração do lucro real (Lalur).
É possível haver prejuízo fiscal ainda que a pessoa jurídica apure lucro contábil?
O fato da pessoa jurídica gerar um prejuízo contábil em determinado período não significa que também haverá prejuízo fiscal, pois tal prejuízo contábil pode ter sido gerado a partir do pagamento de despesas particulares dos sócios ou diretores, o que são consideradas despesas não dedutíveis e no momento de sua exclusão ...
Como compensar o prejuízo acumulado?
- Se o investidor obteve lucro em determinado mês, pode compensar o prejuízo dos meses anteriores. Para isso, desconte o saldo de prejuízo acumulado do seu lucro. Dessa forma, o imposto de renda só incidirá sobre o valor do lucro que ultrapassar seu prejuízo acumulado.
Como calcular os prejuízos acumulados?
- Prejuízos acumulados representam o saldo negativo registrado antes que ele seja absorvido pelo lucro de uma empresa. Veja como calcular Confira todos os relatórios de ações da Capital Research disponíveis gratuitamente por tempo limitado!
Qual o prejuízo acumulado de uma empresa?
- Então, se uma organização possui um prejuízo acumulado, isso significa que o lucro vai compensar esse saldo negativo do período. Vamos imaginar que uma empresa possua um lucro acumulado de R$ 300 mil e um prejuízo acumulado de R$ 230 mil.
Por que os prejuízos acumulados são uma estimativa?
- Os prejuízos acumulados, assim como acontece com o lucro líquido esperado, são uma estimativa que deve fazer parte do controle orçamentário de qualquer empresa. E não é difícil de entender a razão para isso, afinal, todos passamos por momentos de altos e baixos e, nas organizações, isso não é diferente.