O que fazer com notas fiscais velhas?
Índice
- O que fazer com notas fiscais velhas?
- Como descartar notas fiscais antigas?
- Como conseguir Nota Fiscal antiga pelo CPF?
- Quanto tempo uma empresa deve arquivar notas fiscais emitidas?
- O que é trabalhar com nota fiscal?
- Como descartar nota fiscal?
- Quanto tempo uma empresa deve guardar notas fiscais?
- Como arquivar as notas fiscais?
- Quais são as vantagens da consulta de notas fiscais?
- Como manter as notas fiscais organizadas?
- Por que as notas fiscais precisam ser mais guardadas?
![O que fazer com notas fiscais velhas?](https://i.ytimg.com/vi/b5HmfgyibKg/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCceaELXxiASbCNtT155BPqhyjAjg)
O que fazer com notas fiscais velhas?
Você pode simplesmente arquivar em sua caixa de e-mails, mas esse procedimento é frágil, pois qualquer problema no seu correio eletrônico provocará a perda desses importantes arquivos. Além disso, para uma eventual consulta ou fiscalização não vai ser fácil localizar as NF-es.
Como descartar notas fiscais antigas?
Você pode utilizar um triturador de papel para inviabilizar as informações dos documentos, e, após isso, como os documentos são em sua maioria à base de papel, destine-os corretamente à reciclagem. Assim, além da sua segurança, você também colabora com o planeta!
Como conseguir Nota Fiscal antiga pelo CPF?
Para conseguir uma Nota Fiscal antiga, geralmente é necessário encontrar a chave de acesso presente no DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal, emitido em papel) e digitar no site da Sefaz ou vasculhar entre milhares de e-mails.
Quanto tempo uma empresa deve arquivar notas fiscais emitidas?
Como você sabe, a nota fiscal é o documento que comprova não só a aquisição de algo como garante que os impostos foram pagos dentro da conformidade legal. De acordo com a Lei 5.172, do Código Tributário Nacional, Art. 173, o prazo de guarda do documento é de 5 anos.
O que é trabalhar com nota fiscal?
Emitir nota fiscal é um trabalho obrigatório para toda empresa, mas que pode ser extremamente cansativo e difícil para as companhias, especialmente as de pequeno porte, que não contam com o apoio de um departamento contábil. Além disso, não são somente as empresas que estão sujeitas a emitir nota fiscal.
Como descartar nota fiscal?
Evite simplesmente amassá-los ou rasgá-los, utilize um triturador de papel para triturar o documento, após isso, como grande parte dos documentos são feitos à base de papel, destine-os corretamente para a reciclagem.
Quanto tempo uma empresa deve guardar notas fiscais?
5 anos Como você sabe, a nota fiscal é o documento que comprova não só a aquisição de algo como garante que os impostos foram pagos dentro da conformidade legal. De acordo com a Lei 5.172, do Código Tributário Nacional, Art. 173, o prazo de guarda do documento é de 5 anos.
Como arquivar as notas fiscais?
- Portanto, além de arquivar as notas imediatamente, faça uma revisão periódica, de preferência, semanalmente. A improvisação é a ultima coisa que você deve usar quando se trata do arquivamento de notas fiscais. Portanto, naquele local que você definiu no passo 1, coloque arquivos metálicos para pastas suspensas.
Quais são as vantagens da consulta de notas fiscais?
- Para empresas, as vantagens da consulta de Notas Fiscais são imensas. Com o Arquivei, todos os dados da Nota Fiscal ficam disponíveis para consulta, tais como: filtros por frete, por impostos, por valor total, por CFOP (código) e etc. Mais do que a consulta, o Arquivei ainda garante o armazenamento de NFes, CTes, NFSes e outros documentos fiscais.
Como manter as notas fiscais organizadas?
- Arquivar notas fiscais é o tipo de tarefa chata e repetitiva que todos preferem deixar para depois. Mas, sem disciplina, será impossível manter suas notas fiscais organizadas. Por isso, mantenha o hábito de arquivá-las imediatamente, assim que forem emitidas.
Por que as notas fiscais precisam ser mais guardadas?
- As notas fiscais não precisam ser mais guardadas após 5 anos de arquivamento em sua empresa. Mesmo assim, em algumas organizações, toma-se o cuidado de mantê-las por mais tempo. Conforme o critério usado em seu negócio, ao final de cada ano fiscal, vale a pena dar uma destinação final adequada para as notas que não precisam ser mais guardadas.