adplus-dvertising

O que é um dente fraturado?

Índice

O que é um dente fraturado?

O que é um dente fraturado?

A fratura na raiz do dente normalmente acontece após um trauma, acidente, mastigação de alimento ou objeto muito duro, agressão física, queda ou em decorrência da fragilidade de tratamento de canal mal sucedido.

O que fazer se quebrar a raiz do dente?

Procure seu dentista e trate do problema Se um acidente dentário acontecer, não hesite em procurar ajuda com um profissional no assunto. "Primeiro, o odontologista vai diagnosticar o tipo de fratura, horizontal ou vertical, assim como o seu alcance", explica.

Quais os sintomas de um dente fraturado?

Quais são os sinais e sintomas destas fraturas? Mobilidade dos dentes e inflamação das gengivas no local da trinca são os sinais mais frequentes. Dor e sensação de que há “algo estranho” com o dente também são sintomas frequentemente relatados.

O que causa fratura nos dentes?

As principais causas de fratura são: Dentes mal posicionados na arcada dentária. Perda de um ou mais elementos dentários, resultando em maior incidência de carga sobre outros. Contatos entre os dentes cuja força gerada não é bem absorvida.

O que acontece quando trinca a raiz do dente?

Mobilidade dos dentes e inflamação das gengivas no local da trinca são os sinais mais frequentes. Dor e sensação de que há “algo estranho” com o dente também são sintomas frequentemente relatados. Entretanto, é preciso estar atento ao fato de que nem sempre todos os sintomas aparecem ao mesmo tempo.

O que pode causar fratura na raiz do dente?

Raízes quebradas ou fraturadas podem ser o resultado do enfraquecimento da estrutura dental por cárie dentária, infiltrações sob restaurações ou próteses dentárias, utilização inadequada de pinos metálicos, técnica incorreta para tratamento de canal (endodôntico), desgaste nas restaurações dentárias antigas com resina ...

O que acontece se a raiz do dente quebrar?

Se a fratura acontecer no nível da raíz, temos um problema com a gengiva, pois ela sofrerá pressão negativa do fragmento. Isso quer dizer que o pedacinho do dente quebrado ficará "pendurado" na gengiva. Isso causa um pouco de dor, quando você tentar remover o dente fraturado.

Quais são os pontos fundamentais para a perda do dente fraturado?

  • O resultado quase sempre é a perda do dente fraturado. Três pontos são fundamentais no prognóstico do sucesso do tratamento para dentes com raízes fraturadas. O primeiro deles é a localização da fratura, já que os locais em que elas aparecem determinam tipos e viabilidade do tratamento escolhido.

Quais são as fraturas em dentes posteriores?

  • Já em dentes posteriores – e que podem possuir duas ou mais raízes – as fraturas envolvem áreas com difícil acesso e diagnóstico. Em dentes posteriores as fraturas são tão complexas que podem ocorrer em apenas uma das raízes, dificultando ou impossibilitando o diagnóstico até que áreas com inflamação e perda óssea sejam perceptíveis.

Como o dentista repara a fratura?

  • O dentista, após anestesiar o paciente, irriga o local da fratura ou avulsão com soro fisiológico. Após, analisa o fragmento dentário: se estiver intacto e passível de colagem, procede-se para a procedimento. Caso contrário, o dentista repara o fratura com uma simples restauração com resina composta.

Quais são as causas de fraturas em raízes de dentes?

  • Mas, para muitos casos de fraturas, a situação pode ser indicativa de fraturas em raízes de dentes. O problema é mais comum em dentes anteriores. A mobilidade dentária está constantemente associada à tumefação periódica da gengiva e mucosa que recobre o osso junto à raízes fraturadas.

Postagens relacionadas: