Como é cobrada a taxa de evolução de obra?
Índice
- Como é cobrada a taxa de evolução de obra?
- É legal a cobrança de juros de obra?
- Quando termina a taxa de evolução de obra?
- Como calcular a taxa de evolução de obra caixa?
- É legal cobrar juros de obra?
- Quais são os juros de obras?
- Quando devo pagar os juros de obra?
- Como é calculado esse percentual de obra?
- Por que os juros de obras são chamados de taxa de evolução de obra?
Como é cobrada a taxa de evolução de obra?
A taxa de evolução de obra é cobrada para evitar atraso na entrega do imóvel pela construtora. A instituição financeira repassa o valor arrecadado à empresa, e esse repasse funciona como uma pressão às construtoras inadimplentes com a Caixa. Seu valor fica, em média, em 2% do valor do imóvel.
É legal a cobrança de juros de obra?
É ILEGAL cobrar do consumidor juros de obra após o prazo para a entrega do imóvel, já incluído o período de tolerância. Afinal, o comprador não dá causa ao atraso na obra, e quanto maior o atraso da obra, mais tempo o consumidor pagará juros sem saldar seu débito.
Quando termina a taxa de evolução de obra?
Quando pagar? A cobrança começa ao assinar o contrato, e prossegue até a construção acabar. Nesse modelo de financiamento, o comprador só amortizará a dívida após a entrega das chaves, que deve ter data definida. Antes disso, paga apenas os juros dos repasses e, também, o valor de entrada que foi acordado previamente.
Como calcular a taxa de evolução de obra caixa?
Ou seja, se a obra avançou 10%, será repassado o mesmo percentual tomado de empréstimo pelo comprador. Tomando como exemplo os R$180 mil, será repassado R$18 mil nesse mês e, consequentemente, cobrado o juros sobre este montante.
É legal cobrar juros de obra?
É ILEGAL cobrar do consumidor juros de obra após o prazo para a entrega do imóvel, já incluído o período de tolerância. Afinal, o comprador não dá causa ao atraso na obra, e quanto maior o atraso da obra, mais tempo o consumidor pagará juros sem saldar seu débito.
Quais são os juros de obras?
- Os juros de obras, taxa de obra ou taxa de evolução de obra são encargos repassados exclusivamente para o comprador de um imóvel na planta e cobrados pelo banco com quem a construtora tomou empréstimo para a construção de um empreendimento.
Quando devo pagar os juros de obra?
- Até quando devo pagar os juros de obra? A taxa de evolução de obra começa a ser paga desde a assinatura do contrato de financiamento e vai até o período de entrega das chaves. Com as chaves entregues, o consumidor começa a pagar pelas parcelas do financiamento propriamente dito e encerra-se o pagamento do juro de obras.
Como é calculado esse percentual de obra?
- Está com 33% concluído. A construtora me diz que passa o percentual de obra evoluída ao banco, que é o órgão que define os valores de pagamento. Pergunta: como é calculado esse valor?
Por que os juros de obras são chamados de taxa de evolução de obra?
- Esse é o motivo pelo qual os juros de obras também são chamados de taxa de evolução de obra. Trocando em miúdos: o que acontece durante a construção é que o banco ou agente financeiro liberam gradativamente o montante financiado pelo consumidor para a construtora, conforme a evolução da construção.