adplus-dvertising

Para que serve o exame índice de saturação da transferrina?

Índice

Para que serve o exame índice de saturação da transferrina?

Para que serve o exame índice de saturação da transferrina?

A dosagem de transferrina normalmente é solicitada pelo médico para fazer o diagnóstico diferencial das anemias microcíticas, que são aquelas caracterizadas pela presença de hemácias menores do que o normal. Dessa forma, além da transferrina, o médico solicita a dosagem de ferro sérico e da ferritina.

Como aumentar o índice de saturação da transferrina?

A saturação da transferrina está diminuída na deficiência de ferro e aumentada quando há excesso, como na sobrecarga de ferro e no envenenamento por esse metal. Pessoas com anemias hemolíticas podem ter concentrações aumentadas de ferro no sangue por causa de liberação de hemoglobina das hemácias destruídas.

O que é saturação de transferrina baixa?

A transferrina é uma proteína que transporta o ferro no sangue. Se ela estiver carregando pouco ferro então dizemos que a sua saturação está baixa. Neste caso, especialmente em pacientes adultos existe também uma anemia pois o ferro é essencial para a fabricação das hemácias ( a parte"vermelha" do sangue.

Para que serve o exame de sangue transferrina?

O objetivo do exame é analisar a distribuição e o transporte do ferro no interior do corpo.

Para que serve o exame de ferritina alta?

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, responsável pelo armazenamento do ferro no organismo. Assim, o exame de ferritina sérica é feito com o objetivo de verificar a falta ou excesso de ferro no organismo, por exemplo.

Qual é o índice de saturação da transferrina?

O IST (índice de saturação da transferrina) representa a razão entre o ferro sérico e a capacidade total de ligação do ferro. Valores normais são de 15 a 50% dos sítios de ligação da transferrina ocupados pelo ferro, dependendo do sexo.

Qual nível de saturação baixa?

Para adultos, a escala normal do SaO2 é de 95% a 100%. Um valor mais baixo de 90% é considerado a baixa saturação do oxigênio, que exige o suplemento externo do oxigênio.

Quando a ferritina é considerada baixa?

A ferritina baixa é um sinal de falta de ferro e pode ser grave, dependendo da sua causa. Se for provocada, por exemplo, por um sangramento, é considerada uma condição grave. No entanto, a causa mais comum de ferritina baixa é a anemia por carência de ferro, encontrada em pessoas que se alimentam mal.

Postagens relacionadas: