adplus-dvertising

Como lidar com a dor fantasma?

Índice

Como lidar com a dor fantasma?

Como lidar com a dor fantasma?

Encontrar um tratamento para aliviar a dor fantasma pode ser difícil. Os médicos geralmente começam com medicamentos e, em seguida, podem adicionar terapias não invasivas, como a acupuntura, estimulação (na medula espinhal ou magnética transcraniana), ou até mesmo cirurgias de estimulação cerebral.

Como é possível sentir dores no membro que não existe mais?

Quando há uma amputação, o membro continua intacto no mapa cerebral, por isso muitos pacientes sentem dor fantasma. A dor fantasma é uma dor muito real (não tem nada de imaginação) que acomete cerca de 90% dos indivíduos que passam pela amputação de alguma parte do corpo.

Como aliviar dor no coto?

A sensação pode diminuir com o passar do tempo. O tratamento pode ser realizado com o objetivo da perda da dor. A dessensibilização, o enfaixamento do coto, a massagem proprioceptiva pode ser muito eficaz. Diagnósticos de enfermagem podem contribuir para o cuidado mais efetivo.

O que é a dor fantasma?

Até 85% dos pacientes amputados queixam-se de dor do membro fantasma (ou simplesmente dor fantasma), definida como a sensação dolorosa referente ao membro perdido (3,4). Este quadro evidencia-se por dor aguda em pontada, ferroada ou picada na região correspondente à porção do membro que foi amputado (3).

Por que o fenômeno da dor fantasma?

  • Pouco se sabe sobre os mecanismos do fenômeno da dor fantasma; o que sabemos é que distrofias e amputações são associadas a alterações na neuroplasticidade do cérebro na área correspondente daquele membro. Também, que não é causada exclusivamente por um ou outro motivo.

Por que a dor fantasma é tão dolorosa?

  • O estudo da dor fantasma também é muito interessante porque fornece diversas pistas a respeito do funcionamento do cérebro”, diz Duncan. O pesquisador lembra que até 90% dos amputados relatam algum tipo de dor fantasma, mas nem sempre a sensação é apenas dolorosa.

Qual o significado do “membro fantasma”?

  • Vale ressaltar que “membro fantasma” expressa apenas um dos fenômenos fantasma, pois, em caso de lesão completa da medula espinhal, os pacientes também podem manter a sensação de ainda ter o corpo abaixo do nível da ruptura, ou seja, o “corpo fantasma”.

Quais são as terapias para alívio da dor do membro fantasma e reabilitação?

  • As terapias para alívio da dor do membro fantasma e reabilitação do membro afetado são semelhantes aquelas utilizadas em reabilitação pós-AVC ou nas distrofias simpáticas reflexas. Os tratamentos conservadores consistem das terapias físicas (massagens, frio, exercícios); TENS (neuroestimulação transcutânea); e a terapia farmacológica.

Postagens relacionadas: