O que é uma companhia securitizadora?
Índice
- O que é uma companhia securitizadora?
- O que é Ativos SA Securitizadora de Créditos Financeiros?
- Quais os tributos que empresa de factoring tem que pagar?
- Qual o risco da CRA?
- Por que a securitização?
- Como é possível contratar a securitização?
- Quais são as operações de securitização?
- Qual o novo modelo de securitização?

O que é uma companhia securitizadora?
É a operação na qual uma empresa geradora de crédito (Originadora) vende seus créditos para um terceiro (Entidade Emissora) e este capta recursos para financiar a sua compra, por meio da emissão e colocação de títulos e valores mobiliários, lastreados nos créditos por ele adquiridos.
O que é Ativos SA Securitizadora de Créditos Financeiros?
A Ativos S.A. Securitizadora de Créditos Financeiros (Ativos S.A.) é uma sociedade anônima de capital fechado, de natureza não-financeira, pertencente ao Conglomerado do Banco do Brasil S.A.
Quais os tributos que empresa de factoring tem que pagar?
A tributação para empresas de factoring está sujeita ao IRPJ e CSLL com base na apuração do lucro real. Por este motivo, são automaticamente obrigadas a recolherem PIS/Cofins no regime não-cumulativo.
Qual o risco da CRA?
Apesar de ser um produto de renda fixa, tanto o CRI quanto o CRA têm risco de mercado e de crédito (calote) e não contam com a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). ... Há também o risco de liquidez. Normalmente, são produtos de longo prazo e é difícil conseguir resgatar o dinheiro antes do dia do vencimento.
Por que a securitização?
- A securitização é um processo de proteção de uma dívida e garante ao credor o pagamento antecipado. Essa dívida é transformada em títulos, que são vendidos a investidores. São eles que, no momento de quitação, receberão o pagamento total. E por que total?
Como é possível contratar a securitização?
- Na securitização é possível contratar a coobrigação do cedente, enquanto no fomento mercantil, até o presente momento, o regresso fica limitado aos vícios de origem, isso por força de entendimento jurisprudencial.
Quais são as operações de securitização?
- Existem diferentes operações de securitização, como títulos de debêntures negociáveis, fundos de investimento em direitos creditórios, certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio. Entenda as particularidades de cada uma a seguir.
Qual o novo modelo de securitização?
- Com a evolução dos negócios, surgiu um novo modelo de securitização, que são justamente aquelas empresas de fomento mercantil que migraram de formato, justamente para melhor adequar-se a carga tributária. Contudo, via de regra continuam operando com os mesmos sacados, no mesmo local, com os mesmos cedentes e os mesmos tipos de títulos.