O que fazer depois que a pessoa morre?
Índice

O que fazer depois que a pessoa morre?
Em Casa, sem acompanhamento médico – A família deve procurar o distrito policial mais próximo e solicitar a remoção do corpo para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) ou o Instituto Médico Legal do município (IML). Neste caso é um médico do SVO ou IML quem emitirá, depois dos exames, o atestado de óbito.
O que fazer após morte de pai?
Após o sepultamento ou a cremação do seu pai ou mãe, é importante cuidar da documentação necessária, isto é, providenciar a Certidão de Óbito do falecido. Também conhecida como Óbito Definitivo, essa certidão é o registro do óbito no Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do distrito onde ocorreu o falecimento.
O que fazer se a pessoa falece em casa?
Quando a morte ocorre em casa, antes de procurar pelo Serviço Funerário Municipal, há uma série de procedimentos que precisam ser cumpridos: é necessário chamar o SAMU e depois, dirigir-se à delegacia policial do seu bairro para registrar um boletim de ocorrência, comunicando o falecimento.
Pode sacar aposentadoria depois da morte?
Uma vez falecido, o segurado não deveria mais ter o salário concedido, apenas como pensão para seus dependentes. O texto esclarece ainda que a identificação de saques irregulares será válida também não só para o pagamento indevido pós morte, como também para a confirmação do óbito.
Como obter o boletim de óbito?
- O objetivo é obter o Boletim de Óbito. Após o registo, é emitido o certificado de óbito. Este documento também poderá ser pedido na Conservatória do Registo Civil ou on-line através do Portal do Cidadão (indicar o nome do falecido e ano do falecimento).
Como proceder ao registro do óbito?
- Apresentados estes documentos, o funcionário do Serviço Funerário procederá ao REGISTRO DO ÓBITO com todos os dados do falecido e o anexará ao Atestado de Óbito para envio ao Cartório de Registro Civil do Distrito onde ocorreu a morte.
Quando deve fazer a declaração de óbito?
- Deve fazer esta declaração até 48 horas após a morte, no Espaço Óbito ou em qualquer conservatória do registo civil. Os serviços do Estado registam a morte e passam uma certidão de óbito, de que vai precisar para dar outros passos.
Qual a certidão de óbito do falecido?
- Depois do velório e do funeral, a família deve ainda providenciar a Certidão de Óbito do falecido. A Certidão de Óbito, também conhecida como óbito definitivo, é um documento diferente do Atestado de Óbito e é o registro do óbito no Cartório Civil do distrito onde ocorreu o falecimento.