O que fazer com a CAT?
Índice
- O que fazer com a CAT?
- O que o funcionário deve fazer com a CAT?
- Como enviar CAT?
- Quais são as vantagens de se ter uma CAT?
- Como abrir um CAT pela internet?
- Como enviar CAT ao INSS?
- Quando a Cat de óbito deve ser preenchida?
- Como proceder ao preenchimento de Cat?
- Por que a CAT pode ser preenchida por outros agentes?
- Quem é o responsável pelo preenchimento da Cat?

O que fazer com a CAT?
A CAT é a melhor forma de alimentar a base de dados do INSS e qualquer divergência vai acarretar em defasagem nas informações presentes no sistema do órgão. Caso haja erro em seu preenchimento, a única forma de fazer a retificação é comparecendo presencialmente a uma unidade do INSS.
O que o funcionário deve fazer com a CAT?
Com a emissão de CAT, o empregado demonstra ter sofrido acidente de trabalho ou submetido a doença profissional, com o direito de receber o auxílio doença acidentário, ou seja, o benefício que após retorno do afastamento possui direito à estabilidade no emprego pelo prazo de um ano, diferente do auxílio doença comum.
Como enviar CAT?
A CAT deverá ser preenchida com todos os dados informados nos seus respectivos campos, em quatro vias, com a seguinte destinação:
- 1ª via: ao INSS;
- 2ª via: ao segurado ou dependente;
- 3ª via: ao sindicato dos trabalhadores; e.
- 4ª via: à empresa.
Quais são as vantagens de se ter uma CAT?
A vantagem é que a CAT funciona como um registro de que sua doença ou acidente pode ser decorrente do trabalho, o que vai ser comprovado, ou não, na perícia médica. A partir da comprovação do nexo causal do acidente ou doença com o trabalho, o trabalhador tem direito ao beneficio auxílio-doença acidentário (B.
Como abrir um CAT pela internet?
Para emitir a CAT através da internet siga os seguintes passos: Entre no site: http://previdência.gov.br/; Na barra à esquerda, em “serviços à empresa”, selecione “Cadastro de Comunicação de Acidente – CAT” (ou clique diretamente no link);
Como enviar CAT ao INSS?
Para registrar a CAT no INSS é necessário acessar o formulário. Primeiro, o trabalhador ou dependente deve informar o tipo de CAT. E então, preencher todas as informações obrigatórias para conseguir concluir o pedido e enviar o formulário.
Quando a Cat de óbito deve ser preenchida?
- CAT de Óbito: A CAT de óbito deve ser preenchida somente quando a CAT inicial, já foi. Suponhamos que o trabalhador tenha sofrido algum tipo de acidente, e foi vivo para o hospital, foi então ali, emitido uma CAT Inicial e depois de alguns dias hospitalizado ele veio a falecer.
Como proceder ao preenchimento de Cat?
- Logo, na hipótese de preenchimento de CAT com incorreção de dados, é necessário que o empregador ou seu representante compareça a uma Agência da Previdência Social (APS) e solicite, formalmente, a alteração das informações do documento.
Por que a CAT pode ser preenchida por outros agentes?
- Em que pese haver previsão legal para os casos em que, omitindo-se o empregador, a CAT poder ser preenchida por outros agentes, como o próprio empregado, o sindicato ou o médico que o atendeu.
Quem é o responsável pelo preenchimento da Cat?
- Deverá ser informado quem é o responsável pelo preenchimento da CAT. Caso a empresa se recuse a preenchê-la, isso pode ser feito pelo Sindicato, pelo Médico, pelo próprio acidentado ou por seu dependente; e por uma autoridade pública.