adplus-dvertising

O que significa após o trânsito em julgado?

Índice

O que significa após o trânsito em julgado?

O que significa após o trânsito em julgado?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

Quanto tempo depois da sentença ocorre o trânsito em julgado?

15 dias O melhor entendimento (adotado no STJ, do art. 475-J, do CPC) é aquele que conta os 15 dias após a intimação do procurador da parte condenada. Muitos juizados, contudo, contam esse prazo automaticamente após o trânsito em julgado. Ou seja, após o dia da sentença mais 15 dias.

Quando cabe ação Anulatoria?

A ação anulatória, prevista no artigo 486 do Código de Processo Civil, permite a anulação de atos praticados pelas partes em juízo quando não dependam de sentença ou aos quais se siga sentença meramente homologatória.

Quanto tempo demora para sair o trânsito em julgado?

15 dias Assim, basta a simples ocorrência do trânsito em julgado (quando não cabem mais recursos e a decisão é definitiva) para que se inicie o prazo de 15 dias para o cumprimento voluntário da condenação. Se isso não ocorrer, aplica-se multa de 10% sobre o valor estipulado na sentença.

Quais as consequências do trânsito em julgado?

  • Conheça algumas das principais consequências do trânsito em julgado para o seu processo: Inicia-se o processo de execução da decisão. Esse prazo pode variar de 15 dias, quando houver representação por um advogado, e de 30 dias quando a representação for feita pela Defensoria Pública. O que você achou deste conteúdo sobre trânsito julgado?

Qual o prazo de cumprimento do trânsito em julgado?

  • Não costumo esperar os 15 dias, requerendo o cumprimento no dia seguinte ao de trânsito em julgado, dando algum tempo para o juiz despachar, intimando quanto à eventual aplicação daquela multa, caso não adimplido. O prazo para cumprir a sentença é de 15 dias contados do trânsito em julgado.

Qual o conteúdo da certidão de trânsito em julgado?

  • Ela deverá ser solicitada e paga na vara ou comarca a qual pertence o seu processo. O conteúdo da certidão será expedido de acordo com o que foi determinado no processo. Depois de verificado e retirada a certidão de trânsito em julgado, normalmente há o cumprimento voluntário por parte da condenada.

Qual a possibilidade de recorrer da sentença?

  • Possibilidade 1: Recorrer da sentença (Embargos de Declaração ou Recurso Ordinário). Recolher as custas e o depósito recursal. Possibilidade 2: Aguardar o trânsito em julgado e pagar a execução. Possibilidade 1: Recorrer da parte improcedente da sentença (Embargos de Declaração ou Recurso Ordinário).

Postagens relacionadas: