O que são radicais livres no corpo humano?
Índice
- O que são radicais livres no corpo humano?
- Quais os efeitos dos radicais livres no organismo?
- Qual é a função dos radicais livres?
- Como eliminar os radicais livres do nosso organismo?
- O que é radical livre e antioxidante?
- Qual nome da vitamina que combate os radicais livres?
- Como funcionam os radicais livres?
- Por que os radicais livres podem danificar nosso corpo?
- Como os radicais livres podem contribuir para a saúde?
- Por que os radicais livres são tóxicos ao nosso organismo?

O que são radicais livres no corpo humano?
Os radicais livres são espécies (um átomo, uma molécula, um íon) que contêm elétron, desemparelhados, em contraste com a grande maioria das moléculas que constituem o mundo físico e biológico (organismos vivos). Por isso, a maiores deles é reativa e sobrevive pouco tempo no organismo.
Quais os efeitos dos radicais livres no organismo?
Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros.
Qual é a função dos radicais livres?
Sob condições normais, os radicais livres são essenciais para o funcionamento do organismo. Porém, quando em excesso, passam a atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA, causando envelhecimento precoce. Ao capturar o elétron dessas células, o radical livre atua como agente oxidante.
Como eliminar os radicais livres do nosso organismo?
Para prevenir a formação de radicais livres e, consequentemente, os danos que eles podem causar ao organismo é preciso banir o uso de cigarro, drogas e álcool, evitar o contato com substâncias tóxicas tais como fuligem, defensivos agrícolas e certos solventes industriais; ingerir menos alimentos de origem animal, ...
O que é radical livre e antioxidante?
Antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que têm a capacidade de “doar” um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis. Com isso, os radicais livres se tornam moléculas estáveis e acabam sendo eliminados, interrompendo o estresse oxidativo.
Qual nome da vitamina que combate os radicais livres?
1) Vitamina C Além de combater a ação dos radicais livres, essa substância é capaz de estimular a produção de colágeno - que ajuda a reparar as rugas e melhorar a firmeza -, além de proporcionar uma pele mais luminosa e uniforme, clareando as manchas.
Como funcionam os radicais livres?
- Em 1996, ela deu início ao projeto temático Espécies Reativas em Oxigênio, Nitrogênio e Metais de Transição: Interações e Relevância em Processos Fisiológicos e Patológicos, que objetiva a compreensão de como os radicais livres são formados in vivo e como exercem seus efeitos, sejam os fisiológicos (bons) ou os deletérios.
Por que os radicais livres podem danificar nosso corpo?
- Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do nosso metabolismo. Os processos metabólicos não são a única fonte de radicais livres.
Como os radicais livres podem contribuir para a saúde?
- Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros.
Por que os radicais livres são tóxicos ao nosso organismo?
- Em excesso, essas moléculas podem ser tóxicas ao nosso organismo. Os radicais livres podem contribuir para o surgimento de alguns problemas de saúde, como o enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento, bem como de distúrbios mais sérios, como artrite, arteriosclerose, catarata, entre outros.