Como calcular a razão de carga?
Índice
- Como calcular a razão de carga?
- Qual o objetivo de uma detonação secundária?
- Quais as vantagens e desvantagens do ANFO?
- Quais os problemas encontrados com o uso dos explosivos na mineração?
- Como fazer o cálculo para furo de fogo?
- Quais informações devem estar presentes no plano de fogo?
- Qual o objetivo do desmonte de rochas?
- Qual o objetivo da perfuração?
- Qual a direção de propagação das ondas?
- Quais são as ondas longitudinais de vibração?
- Como as ondas sonoras são produzidas na fala?
- Qual a direção de oscilação da onda?

Como calcular a razão de carga?
Conhecendo-se a quantidade de explosivos e o volume de rocha, pode-se calcular a razão de carga (Rc): Rc = Wf/Vf em kg/m3 ou Rc = Wt/Vt em kg/m3. A razão de carga calculada deve ser comparada com a razão de carga recomendada.
Qual o objetivo de uma detonação secundária?
4.1 Todas as rochas destinadas a britagem que possuírem dimensões maiores que a alimentação (queixo) do britador do município, deverá ser readequada (detonação secundária), conforme demanda da CONTRATANTE.
Quais as vantagens e desvantagens do ANFO?
As vantagens da utilização do ANFO são: Ocupar por inteiro o volume do furo, altamente insensível ao choque, reduzida produção de gases tóxicos e minimização do custo dos explosivos (SILVA, BRUNO e MARQUES, 2004).
Quais os problemas encontrados com o uso dos explosivos na mineração?
Os principais impactos decorrentes do uso de explosivos são: ultralançamento de rocha, poeira, gases, vibração e ruído.
Como fazer o cálculo para furo de fogo?
Comparação do plano de fogo A e B: Expressa pela fórmula: RC = Q / V, onde RC é a razão de carregamento, Q é a quantidade de explosivos e V o volume de rocha “in situ”.
Quais informações devem estar presentes no plano de fogo?
Plano de fogo deve incluir as etapas de perfuração, cálculo das quantidades de explosivos que serão utilizados, execução do desmonte, entre outros itens. Como sabemos, a obtenção de brita para a construção é feita por meio de um conjunto de operações que permitem a extração da rocha natural da jazida.
Qual o objetivo do desmonte de rochas?
Pode ser chamado também de desmonte de produção. O objetivo é fragmentar e liberar a rocha preparando-a para a sua escavação através de pás-carregadoras, escavadoras, “draglines” ou tratores.
Qual o objetivo da perfuração?
A perfuração de rochas consiste em um procedimento para reforçar e/ou chumbar uma rocha ou matacão que apresente risco de deslizamento.
Qual a direção de propagação das ondas?
- Nas ondas transversais, como por exemplo, ondas numa corda, as partículas oscilam numa direção perpendicular à direção de propagação. Essa direção de oscilação pode ser qualquer, mas é sempre perpendicular à direção de propagação.
Quais são as ondas longitudinais de vibração?
- Ondas longitudinais nas quais a direção de propagação coincide com a direção de vibração como as de compressão e rarefação numa mola helicoidal ou as ondas sonoras emiidas por um auto falante não podem ser polarizadas, pois, atravessam a fenda sem nenhuma modificação. Qualquer sistema físico possui uma ou mais freqüências naturais de vibração.
Como as ondas sonoras são produzidas na fala?
- As ondas ainda podem ser progressivas(cada partícula do meio vibra com a mesma amplitude) ou estacionarias(todos os pontos do meio oscilam com a mesma freqüência mas a amplitude é uma função da posição do ponto.). As ondas sonoras produzidas na fala são do tipo progressivas enquanto as originadas no interior de uma flauta são estacionárias.
Qual a direção de oscilação da onda?
- Essa direção de oscilação pode ser qualquer, mas é sempre perpendicular à direção de propagação. Observe na figura, que a fenda (polarizador) transformou a onda não polarizada (direção inclinada) em polarizada (direção vertical).