Para que serve a terapia integrativa?
Índice
- Para que serve a terapia integrativa?
- Quem pode fazer terapia integrativa?
- Onde um terapeuta integrativo pode trabalhar?
- Qual o conceito da Terapia Integrativa?
- O que são as terapias integrativas e complementares?
- Quais são as terapias integrativas do SUS?
- Qual o objetivo da psicoterapia integrativa?

Para que serve a terapia integrativa?
A proposta com as terapias integrativas é amenizar ou dissipar o sofrimento de ordens físicas, mentais e emocionais, assim proporcionando ao indivíduo uma harmonia em todo o seu ser. Assim como na medicina integrativa, as terapias integrativas olham o indivíduo como um todo.
Quem pode fazer terapia integrativa?
O correto é Terapias Integrativas e Complementares, pois elas realmente complementam terapias convencionais. Isto é, aquele tratamento receitado pelo clínico geral, neurologista, psicólogo e outros médicos especialistas no consultório.
Onde um terapeuta integrativo pode trabalhar?
A oferta e o atendimento de pacientes acontecem principalmente em Unidades de Atenção Básica em mais de 3 mil cidades. Já na rede privada você encontra oportunidades em clínicas de terapia, casas de repouso, médias e grandes empresas, spas e centros de estética e cosmética, por exemplo.
Qual o conceito da Terapia Integrativa?
- Esse conceito é fruto de uma visão mais ampliada da relação entre terapeuta e paciente, a qual deve ser pautada na transdisciplinaridade e voltada para ajudar a promover uma vida mais equilibrada. Os tratamentos propostos pela terapia integrativa têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias existentes nos indivíduos.
O que são as terapias integrativas e complementares?
- O que são as terapias integrativas e complementares? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as terapias integrativas e complementares são “um conjunto amplo de práticas de atenção de saúde que fazem parte da própria tradição do país e estão integradas ao sistema sanitário principal.”
Quais são as terapias integrativas do SUS?
- Além de ioga e meditação, práticas que citamos anteriormente, existem ainda diversas outras terapias integrativas e complementares. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de maneira integral e gratuita, 29 PICs à população brasileira. E o melhor: são atendimentos que começam já na atenção básica, que é a porta de entrada do sistema.
Qual o objetivo da psicoterapia integrativa?
- O objetivo de uma Psicoterapia Integrativa é facilitar a totalidade, de maneira que a qualidade do ser e do atuar da pessoa no espaço intrapsíquico, interpessoal e sociopolítico seja maximizada, levando em consideração os limites pessoais de cada individuo e as forças externas do ambiente em que vive.