O que é uma incorporadora imobiliária?
Índice
- O que é uma incorporadora imobiliária?
- Qual o papel de uma incorporadora no mercado imobiliário?
- Como funciona o processo de incorporação imobiliária?
- Como funciona a incorporação imobiliária?
- Qual a responsabilidade do incorporador imobiliário?
- Qual a diferença entre a incorporadora e a construtora?
- Qual a legislação para a incorporação imobiliária?

O que é uma incorporadora imobiliária?
A incorporação imobiliária permite a venda das habitações que serão construídas por meio do processo de alienação. É conhecida popularmente como a “venda na planta”, na qual existe a captação de recursos para financiar o projeto e quitá-lo com a negociação das unidades residenciais.
Qual o papel de uma incorporadora no mercado imobiliário?
A função de uma incorporadora vem desde o planejamento do empreendimento até a venda das unidades. Quando um novo prédio é lançado, por exemplo, é a incorporadora a responsável por prospectar clientes e fechar negócios.
Como funciona o processo de incorporação imobiliária?
Incorporação imobiliária é o nome do processo por meio do qual um prédio que será construído é incorporado ao terreno. Esse terreno geralmente pertence a um terceiro, que é pago por isso — muitas vezes recebendo unidades autônomas (apartamentos) que farão parte do prédio.
Como funciona a incorporação imobiliária?
- Como funciona a incorporação? Conforme estabelecido na Lei, a incorporadora imobiliária deve fazer o registro das particularidades da obra. Isso ocorre através do contrato de incorporação imobiliária. Na incorporação de empreendimentos imobiliários, devem aparecer certas especificações: Quantidade de unidades.
Qual a responsabilidade do incorporador imobiliário?
- Tal responsabilidade do incorporador é registrada. Portanto, uma incorporadora imobiliária age conforme a Lei ao construir e alienar, de forma parcial ou total, uma obra formada por unidades autônomas. A natureza ou o destino dessas unidades não importam. Assim, toda incorporação de empreendimentos imobiliários exige um incorporador imobiliário.
Qual a diferença entre a incorporadora e a construtora?
- Sendo assim, é muito comum que a incorporadora contrate a construtora para construir o imóvel que é de sua responsabilidade. Nesse sentido, já nota-se uma primeira diferença entre ambas: a incorporadora é responsável pela articulação do imóvel e a construtora é responsável pela sua obra.
Qual a legislação para a incorporação imobiliária?
- A incorporação imobiliária é regida pela Lei 4.195/1964, que criou um processo mais exigente, a fim de coibir golpes na venda de apartamentos na planta. Para que seu empreendimento esteja em situação regular, é preciso providenciar e entregar no Cartório de Imóveis os seguintes documentos, em duas vias, e com firma reconhecida quando for o caso: