Qual é base de cálculo do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
Índice
- Qual é base de cálculo do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
- Quem regulamenta os impostos?
- Quais tributos incidem sobre a renda?
- O que é proventos de qualquer natureza?
- Qual é a RMIT do imposto sobre a renda?
- O que determina a arrecadação para cada esfera?
- Como funciona a partilha do IPVA entre os entes da federação?
- Qual a base de cálculo do IRPJ e CSLL?
- Como fazer o cálculo do lucro por ação?
- Quais são os impostos do Lucro Presumido?
- Qual a alíquota para cálculo do imposto?
- Como calcular o imposto de renda sobre ações?
Qual é base de cálculo do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza?
A base de cálculo do IRPF é a “renda líquida”, ou seja, a totalidade das rendas e dos proventos de qualquer natureza recebidos pela pessoa física durante o período-base, exceto as isenções expressas na lei, menos as deduções e os abatimentos que a lei expressamente autorizar.
Quem regulamenta os impostos?
A Constituição permite ao Senado estipular alíquotas para impostos estaduais, como o ICMS, a fim de regular a guerra fiscal. Por fim, aos municípios cabe legislar sobre impostos de propriedade predial e territorial urbana; sobre a compra e venda de bens imóveis; e sobre serviços de qualquer natureza.
Quais tributos incidem sobre a renda?
São eles: IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país, sendo eles: ICMS, IPVA, ITCMD. Impostos Municipais: São responsáveis por cerca de 5,5% das arrecadações do país. São eles: IPTU, ISS, ITBI.
O que é proventos de qualquer natureza?
Os proventos de qualquer natureza são os demais acréscimos patrimoniais não advindos de produto de capital, trabalho ou da combinação destes, como, por exemplo, ganhos em loterias, descobertas de tesouros etc.
Qual é a RMIT do imposto sobre a renda?
O artigo 8º da lei 9.250 de 26.12.1995, prescreve que a base de cálculo do imposto devido é a diferença entre a soma dos rendimentos tributáveis recebidos durante o ano-calendário, exceto os isentos, não-tributáveis, tributáveis exclusivamente na fonte ou sujeitos à tributação definitiva, e as deduções permitidas pela ...
O que determina a arrecadação para cada esfera?
Confira os impostos cobrados por cada esfera: IRPJ: Imposto de Renda Sobre Pessoas Jurídicas. CSLL: Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. ... ISS: Imposto sobre Serviços de qualquer natureza. IPTU: Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana.
Como funciona a partilha do IPVA entre os entes da federação?
Tendo em vista o valor final de todos os tributos arrecadados (cerca de R$ 1,3 trilhão), 68% dessa quantia fica com a União, deste total, 58% vai para Brasília, 24% para os estados e 18% para os municípios.
Qual a base de cálculo do IRPJ e CSLL?
Assim, para uma empresa que presta serviços, a base de cálculo para o IRPJ é de 32% e para a CSLL é de 32%. Para um posto de gasolina, por exemplo, a base de cálculo será 1,6% do faturamento para o IRPJ e 12% para a CSLL.
Como fazer o cálculo do lucro por ação?
- No cálculo do Lucro por Ação, pode ser feita uma média geral ou levar a proporção ao pé da letra. Assim, será necessário ir até ao Balanço Patrimonial da companhia no mesmo período do DRE.
Quais são os impostos do Lucro Presumido?
- Quais são os impostos e alíquotas do lucro presumido? No lucro presumido, estes são os principais impostos recolhidos e as respectivas alíquotas: ISS: de 2% a 5%, conforme a cidade e o tipo de serviço, sobre a receita bruta do mês;
Qual a alíquota para cálculo do imposto?
- Vale ressaltar também que não há uma alíquota única para cálculo do imposto, uma vez que as operações podem variar em dois tipos: day trade (compra e venda de um mesmo ativo realizadas no mesmo dia) e operações normais (compra e venda de um mesmo ativo realizadas em dias diferentes).
Como calcular o imposto de renda sobre ações?
- Saber como calcular o imposto de renda sobre ações é um assunto que gera muito debate entre aqueles que investem em renda variável. Há quem entenda a importância, mas não sabe realizar o cálculo, e há quem negligencie completamente o pagamento mensal do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).