Qual a função de um reator em uma lâmpada fluorescente?
Índice
- Qual a função de um reator em uma lâmpada fluorescente?
- Qual a função de um reator na lâmpada?
- Qual lâmpada precisa de reator?
- Qual a função de um capacitor em um reator?
- Como saber se uma lâmpada precisa de reator?
- O que é um reator subestação?
- Como funciona o reator de lâmpada fluorescente?
- Pode usar lâmpada LED com reator?
- Qual a função do reator nas ligações de lâmpadas de descarga?
- Qual é a função do reator na ligação de lâmpadas de descargas?
- Como substituir a lâmpada fluorescente?
- Como testar a lâmpada fluorescente?
- Como funciona a tensão à lâmpada fluorescente?
- Como funciona uma lâmpada de 40 watts?

Qual a função de um reator em uma lâmpada fluorescente?
No caso das lâmpadas fluorescentes, a função do reator é dupla: serve para produzir o impulso elétrico que faz com que a lâmpada acenda e, enquanto ela está em operação, mantém a corrente elétrica em um nível seguro. Sem a presença do reator, a lâmpada explodiria.
Qual a função de um reator na lâmpada?
Basicamente, o funcionamento desse tipo de lâmpada se dá por um reator, que mantém a corrente elétrica estabilizada e a conduz até um filamento especial que fica no interior da lâmpada e, ao ser aquecido, vaporiza o mercúrio, liberando raios ultravioleta.
Qual lâmpada precisa de reator?
Toda lâmpada fluorescente precisa de um reator para funcionar, sendo possível encontrar modelos com reatores externos ou integrados.
Qual a função de um capacitor em um reator?
Na maior parte das vezes são utilizados externamente, com ou sem uma tomada para o relé fotoelétrico incorporada no reator. Utiliza um capacitor para correção do fator de potência. Com rendimento que varia de 88% a 95% dependendo da potência de lâmpada instalada.
Como saber se uma lâmpada precisa de reator?
Como saber se um reator de lampada fluorescente queimou?
- Não esquecer que a lâmpada fluorescente tem dois filamentos, um de cada lado.
- Podemos testa-los medindo a continuidade dos mesmos com o Multímetro na escala ohmica (Ω) para resistências, e com a lâmpada fora dos soquetes, e sem energia ligada.
O que é um reator subestação?
Os Reatores de Aterramento são equipamentos utilizados em sistemas elétricos não aterrados e tem a função exclusiva de fornecer um caminho para a circulação de corrente elétrica em caso de faltas fase-terra.
Como funciona o reator de lâmpada fluorescente?
Há um filamento em cada extremidade do tubo que, quando quente, emite eléctrons, que sustentam a descarga enquanto a lâmpada está operando. A descarga do vapor de mercúrio produz luz ultravioleta, que é convertida em luz visível pela camada de fósforo aplicada por dentro do tubo.
Pode usar lâmpada LED com reator?
Devemos retirar o reator da lâmpada fluorescente, porque a lâmpada de LED não necessita de reator para funcionar, sendo esta outra vantagem, a economia de espaço. Caso queira economizar cabos e eles estejam ainda conservados, você pode cortar os cabos que saem do reator, use um alicate de corte.
Qual a função do reator nas ligações de lâmpadas de descarga?
É um equipamento utilizado para partida e estabilidade da lâmpada, limitando a corrente elétrica, ajudando no acendimento e proporcionando uma boa luminosidade. Seu uso é obrigatório e indispensável na iluminação com lâmpadas fluorescentes, à vapor de sódio, mercúrio e metálico.
Qual é a função do reator na ligação de lâmpadas de descargas?
Reatores são equipamentos auxiliares necessários para o acendimento de lâmpadas de descarga (fluorescentes ou HID). Servem para limitar a corrente e adequar as tensões ao perfeito funcionamento das lâmpadas. Podem ser eletro- magnéticos ou eletrônicos.
Como substituir a lâmpada fluorescente?
- E você pode pode substituir a lâmpada fluorescente por ela, sem dificuldades. Para isso, basta uma modificação simples na fiação da luminária já existente. Instalar uma lâmpada tubular de LED é bem descomplicado. Depois de retirar a lâmpada fluorescente antiga, basta fazer o procedimento, que leva poucos minutos.
Como testar a lâmpada fluorescente?
- Não esquecer que a lâmpada fluorescente tem dois filamentos, um de cada lado. Podemos testa-los medindo a continuidade dos mesmos com o Multímetro na escala ohmica (Ω) para resistências, e com a lâmpada fora dos soquetes, e sem energia ligada.
Como funciona a tensão à lâmpada fluorescente?
- Quando se aplica uma tensão à lâmpada fluorescente, acontecerá o seguinte: O starter (que é simplesmente uma chave temporizada) permite que a corrente passe pelos filamentos nas extremidades do tubo; A corrente faz com que os contatos do starter se aqueçam e abram, interrompendo o fluxo e fazendo com que o tubo se acenda;
Como funciona uma lâmpada de 40 watts?
- Liga-se uma lâmpada de 40 watts em série com um dos fios do reator e alimenta-se o circuito na rede elétrica, usando um reator em perfeito estado para observar a intensidade da luz no filamento, para depois substituir pelo reator com defeito e testá-lo.